28 de fevereiro de 2011

5 anos, 5 ingredientes - Perca grelhada com laranja


Ao festejar os 5 anos do "Cinco Quartos de Laranja", a Laranjinha lançou um desafio fantástico: cozinhar com 5 ingredientes. De inicio pensei que não seria tão difícil assim e comecei, de memória, a desfiar receitas atrás de receitas sem conseguir encontrar uma que encaixasse neste requisito: ou tinham de mais ou tinham de menos, sem que conseguisse alterá-las sem criar desiquilibrios de sabores. Até que surgiu uma e outra e mais uma e nisto tinha quase uma refeição completa confeccionada com pratos de 5 ingredientes. Claro que a laranja não poderia faltar. Uma coincidência feliz para as laranjas que abundam lá em casa. O prato escolhido para esta festa foi o peixe grelhado a lembrar os dias de sol que não tarda estão aí a convidar a refeições estivais.


Ingredientes (para 2 pessoas):
2 postas de perca
1 laranja
2 dentes de alho
Salsa
Sal
 
Preparação:
Pique os alhos juntamente com a salsa.
Parta a laranja a meio e reserve uma metade. à restante metade raspe a casca e misture nos alhos e salsa picados.
Num recipiente baixo coloque as postas de perca, tempere de sal e polvilhe com esta mistura. Esprema sobre elas  o sumo da meia laranja a que raspou a casca e reserve, tapado, no frigorífico, por cerca de 30 minutos.
Findo esse tempo ligue o forno na função grill (ou utilize outro tipo de grelhador), cubra a grelha com papel de alumínio e coloque as postas de peixe. Regue com o sumo da marinada e leve ao forno até dourar, tendo o cuidado de não deixar secar muito o peixe. Volte as postas e deixe dourar do outro lado.
Transfira o peixe para uma travessa de servir, rodeie com quartos de laranja cortados da metade que reservou e sirva com acompanhamento a gosto.
 
 
Dica: A função grill do forno é muito eficiente quer para grelhar carnes, quer para grelhar peixes. Temos apenas que ter em atenção o calor para que não seja excessivo e seque os alimentos. para que não haja muita sujidade, nem fumos ou cheiros, costumo cobrir a maior parte da grelha com papel de alumínio, que mesmo que rasgue um pouco vai agarrar a maior parte das gorduras ressequidas e por baixo da grelha coloco o tabuleiro do forno com água. Todos os líquidos (da marinada, por ex.) ou gorduras caem na água e não sujam nem o forno, nem o tabuleiro, bastando no fim uma lavagem com um pouco de detergente e esfregão verde para limpar tudo.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...