1 de dezembro de 2010

Culinária reciclada ou Panquecas assadas de quinoa e peixe


O fim-de-semana vai ser de ausência, por isso há que dar uma limpeza ao frigorífico onde aguardam melhor destino sobras de uma refeição de peixe cozido - cerca de 1/2 marmota, 1/2 ovo,  batata, cenoura e brócolos e uma embalagem com quinoa cozida. Mais aproveitamentos e com eles participo no Desafio Culinária Reciclada, promovido pelo Delicias e Talentos.

Tenho que começar por dizer que o tema não podia ter sido melhor escolhido nesta época menos abastada que atravessamos, mas a verdade é que ele não se esgota nas dificuldades económicas pelas quais passam, actualmente, muitas famílias. Pelo contrário, a pertinência deste tema continua a existir em tempos de abastança e se calhar até com mais importância, pois é em tempos de desafogo que o desperdício é maior. Bom, e acabei por pronunciar uma palavra feia: desperdício... Pois é, tenho cá para mim que "desperdício é dinheiro deitado ao lixo" e é à conta desta máxima que lá em casa faço o possível por reutilizar e reciclar o máximo que posso. Não julguem que sou fundamentalista nesta área, de vez em quando lá vai para o lixo o que normalmente iria para a reciclagem/reutilização, mas em geral todas as semanas há uma quantidade considerável de papel, plástico e metal a cair no respectivo contentor. E se assim é a bem do ambiente com esses materiais, de outro modo não poderia ser com o frigorífico. Desde logo, porque muito antes de a reciclagem/reutilização fazerem parte do nosso quotidiano, já em casa da minha mãe, e no que diz respeito a comida, nada se deitava fora. Os restos de hortaliças, pão e alguns outros alimentos iam para as galinhas e as refeições se mais não fosse aqueciam-se, mas mesmo  que a imaginação não fosse muita, lá brilhava por vezes uma roupa velha ou uma sopa de cozido ou umas batas cozidas passadas em azeite e alho. Seja como for havia poupança justificada pela necessidade de poupar e pela fome noutras casas por esse mundo fora que fazia pensar duas vezes antes de deitar comida ao lixo. Adquiri esse hábito e hoje graças à globalização que trouxe para a porta do lado a cozinha que está do lado de lá do oceano ou no canto mais a sul ou a norte do globo, a imaginação ganhou asas e perdeu os limites. Já não nos limitamos a reaquecer a comida, mas transformá-mo-la em  pratos completamente renovados, cheios de sabor, reconfortantes e nutritivos. E agora a receita:

Ingredientes:
150 gr de quinoa cozida
Sobras de peixe cozido - cerca de 1/4 de marmotinha
Sobras de legumes cozidos - 3 metades de batata, 1/2 cenoura e brócolos
1/2 ovo cozido
1/2 cebola
1 dente de alho
Salsa q.b.
1 colher de sopa de azeite Espiga Clássico
2 colheres de sopa de leite
1 chávena de farinha


Preparação:
Retire a pele e as espinhas ao peixe.
No robot de cozinha coloque a quinoa, o peixe, os legumes, o ovo, a cebola, o alho, a salsa e o azeite e triture.
Junte o leite e volte a triturar para obter um puré.
Acrescente a farinha e envolva até ter uma massa homogénea. Não convém que fique muito seca, por isso se tiver, depois, dificuldade em trabalhá-la pode moldar caneles com a ajuda de duas colheres de sopa, ou deitar um pouco de farinha na bancada e com ela enfarinhar montinhos equivalentes a uma colher de sopa bem cheia, moldando-os em forma de disco. 
Coloque-os num tabuleiro forrado com um tapete de silicone, pincele-os com leite e leve a forno pré-aquecido a 200º. Ao fim de 20 minutos vire-os com cuidado e pincele novamente com leite. Asse por mais 10 minutos ou até estarem dourados. Retire do forno e sirva mornos ou frios, como entradas ou acompanhados de legumes estufados.

12 comentários:

Andreia disse...

Parecem óptimas estas panquecas.
Uma excelente ideia para aproveitar peixe cozido.
Beijinhos

Catarina Collins disse...

Que ideia original!!
Gostei muito, ainda nunca fiz assim.
Ficaram com um aspecto maravilhoso.
Vou ter que experimentar.
Beijinhos

Xana Bértolo disse...

K belíssima reciclagem :).. bem original Carla...
beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Uma óptima sugestão para aproveitamentos, parabéns!

Carla Oliveira disse...

Bela sugestão de aproveitamentos e concordo inteiramente contigo. Há que dar bom uso a todos os alimentos neste tempo de crise.
beijinhos

RUTE disse...

Querida Carla,

bem vinda ao Projecto Reciclar na Cozinha. As tuas palavras de certeza ressoaram na consciência dos que te lêem ou dos que provam esta maravilha de quinoa e peixe.

Adorei a sugestão, mas queria pedir-te um favorzinho. Esta semana é a Sandrinha que está a cuidar das publicações no D & T. Parece-me que esqueceste-te de enviar mail para o culinariacolectiva@gmail.com, não? É que ainda ninguém deu pela tua participação e eu só dei agora!

Não te importas de avisar por mail?
Mil beijinhos e 5 estrelas para a tua reciclagem na cozinha!
Rute

Sara Ramos disse...

Parabéns por esta publicação!
Beijinhos*

Anónimo disse...

Carla essa é uma reciclagem bem original.
Uma bela participação neste desafio.

Bjs

Anónimo disse...

gostei muito de como deste a volta a estas sobras! ficou muito apetitoso!
e gostei ainda mais do texto sobre a necessidade de reciclar.
bjs
sofia

conceicao disse...

Adorei, deve ser uma delícia.
Bjs

Unknown disse...

Que lindas e apetitosas, uma bela participação :)
beijos

Ana Powell disse...

Parabéns pela participação.
Uma proposta bem excelente.
A quinoa ésta considerada um alimento perfeito pela organização mundial de saúde pelos seus inúmeros benefícios ♥

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...