20 de dezembro de 2010

Creme de Couve-flor



Continuam os dias a arrefecer e o que mais gosto de cozinhar, nestas alturas, são as sopas. Só de pensar que em miúda não era grande apreciadora de sopa, que só admitia comer com um número reduzido de vegetais (sabe-se lá que legumes utilizaria a minha mãe, bem passadinhos no puré...) nunca diria que um dia me iria dar uma grande satisfação comer uma sopa quente, acaba de fazer... 
Do Festival das Sopas retive muitas receitas, qual delas a melhor, mas a primeira que, por conveniência de ingredientes, saltou da blogosfera para a panela e da panela para a mesa foi esta apresentada pela Moira, por sua vez inspirada nesta. Um creme macio, delicioso com o toque crocante da amêndoa.


Ingredientes:
1 couve-flor
1 nabo pequeno
1 batata pequena
2 cebolas
1 dente de alho
2 fatias de bacon
Azeite q.b.
Caldo de legumes q.b.
Sal q.b.
Amêndoa laminada q.b.

Preparação:
Corte a cebola e o nabo em pedaços pequenos. Esmague o alho e pele-o. Lave a couve-flor e parta os bouquets reservando alguns.
Faça um refogado com o azeite, o bacon e os legumes, em lume médio, até a cebola começar a ficar transparente. Para não queimar vá envolvendo os legumes no azeite e tape a panela para criar vapor.
Cubra os legumes com o caldo e tempere de sal.
Quando os legumes estiverem cozidos triture tudo com a varinha mágica. Se estiver um creme demasiado grosso acrescente água e corrija o sal.
Junte os raminhos de couve reservados e leve de novo ao lume para cozerem al dente. Sirva o creme polvilhado com amêndoa laminada. 
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...