21 de janeiro de 2010

Maçãs, Maçãs e Maçãs

                 
Tinha bastantes maçãs na fruteira que teimavam em lá ficar. Para não recorrer à tradicional maçã cozida ou assada, decidi dar-lhe outras vestes mais doces e não menos saudáveis. A maçã dá-se com os mais diversos aromas, sejam doces ou salgados, a dificuldade, no fim, está na escolha.

Então à cozinha da Leonor Sousa Bastos fui buscar a massa e o recheio foi-se acertando e inventando.

Para a massa:
100 de farinha
50 de água
15 de manteiga
1 pitada de sal

Misture os ingredientes e amasse. Deixe descansar por 30 minutos.
Estenda a massa e utilize para forrar forminhas que vai rechear ou corte rectangulos para fazer almofadinhas recheadas.

Para o recheio:
Maçã e canela
1 cálice de vinho da madeira
3 maçãs
1 colher de chá de canela moída
2 colheres de sopa de açucar

Numa frigideira deite o vinho e as maçãs, descaroçadas, descascadas e partidas em cubos. Polvilhe com  a canela moída e o açúcar. Em lume brando, deixe a maçã caramelizar lentamente até estar mole. Deite este preparado num copo alto e triture com a varinha mágica.

Maçã e côco
3 maçãs
2 colheres de sopa de coco ralado
2 colheres de sopa de açúcar

Numa frigideira coloque as maçãs, descaroçadas, descascadas e partidas em cubos e polvilhe com o côco ralado e o açucar. Em lume brando, deixe a maçã caramelizar lentamente até estar mole. Deite este preparado num copo alto e triture grosseiramente com a varinha mágica.


Agora escolha - recheie as forminhas ou coloque uma colher de recheio no meio da metade de cada  rectângulo. Cubra com a outra metade e aperte bem as bordas, molhando-as com água para colarem. Tanto as tarteletes, como as almofadinhas vão ao forno a 200º até a massa estar dourada.

E mais Maçã:
Como sobrou recheio de maçã e canela e tinha ainda um pão-de-ló simples cuja receita havia testado no dia anterior, parti o bolo em duas metades, recheei com o creme de maçã e polvilhei com côco ralado. Por cima coloquei a outra metade do bolo e cobri com o restante recheio, não esquecendo as laterais. Polvilhei tudo com mais côco e de um fez-se dois bolos diferentes.

Para o Pãode-Ló, segundo receita daqui:

4 ovos
100 gr. de açucar
100 gr. de farinha

Bata os ovos com o açucar durante 8 minutos na batedeira em velocidade alta.
Misture a farinha com cuidado.
Verta numa forma untada e polvilhada com farinha e leve ao forno a 200º até ficar firme no centro (cerca de 10 minutos no meu forno).


Nutrição: Bom, estamos a falar de bolos, doçaria e gulodice, embora o ingrediente principal seja a maçã, o certo é que o açúcar é sempre inimigo nestas coisas de bem comer. De qualquer a forma a maçã é a rainha desta sobremesa e merece umas palavrinhas de apoio: tem grandes quantidades de fibra alimentar, flavonóides e vitamina C, água e hidratos de carbono simples, encontrando-se a maior parte da fibra e flavonóides na casca, por isso a maçã ingerida inteira tem maior valor nutricional que apenas o seu sumo ou polpa (Fonte: http://www.nestle.pt/bemestar).
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...