18 de janeiro de 2010

Bolo de claras com frutas



A gulodice é uma tentação terrível. Mesmo depois das Festas não há como dizer não a um bolinho. Mas como há que cuidar da saúde vamos tentar minimizar os estragos. Este bolo não tem gemas o que faz dele não só um pouquinho mais saudável, pela ausência de colesterol, como uma boa forma de aproveitar as claras que sobraram do pão-de-ló (que fui colocando em caixinhas herméticas até encher e levei de imediato ao congelador).

Vai precisar de:

300gr. de claras
240 gr. de açúcar
170 gr. de farinha
2 colheres de sopa de óleo
20 gr de fermento em pó
1 lata de ananás em calda (se puder optar pelo ananás/abacaxi natural, tanto melhor)
1 lata de pêssego em calda
2 maçãs
2 bananas
1 mão cheia de sultanas
Côco ralado q.b.
Caramelo q.b.

Corte as maçãs em cubos e as bananas em rodelas.
Bata as claras juntamente com o açucar na batedeira até o açúcar estar bem incorporado.
Acrescente o óleo e envolva a farinha peneirada juntamente com o fermento.
Misture as maçãs, a banana e as sultanas.
Unte uma forma rectangular com caramelo.

No fundo da forma coloque rodelas de ananás - três filas com duas rodelas cada uma, no sentido do comprimento da forma - e entre as filas de ananás uma metade de pêssego com a concavidade voltada para a forma. Polvilhe com coco ralado. Sobrando fruta em calda parta em pedaços e envolva na massa do bolo.
Verta o preparado para a forma e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante vinte minutos reduzindo a temperetaura, findo esse tempo, para 170º e deixe cozer por mais vinte minutos.
Verifique se o bolo está pronto espetando um palito no centro.
Retire regue com calda do ananás, desenforme e polvilhe com mais côco ralado. O bolo fica fofo e húmido graças ao caramelo e à fruta e o interior mais leve e com os buraquinhos resulta do facto de usar apenas as claras.



Informação nutricional: substituindo na integra o peso de ovos pelo mesmo peso em claras está a retirar ao bolo o malfadado colesterol, que se encontra presente na gema, mas completamente ausente na clara.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...