20 de janeiro de 2015

Costela mendinha em modo "slow"



Na minha mesinha de cabeceira existem sempre 2 ou 3 livros, um deles, pelo menos há-de ser de receitas ou ligado ao tema. Entre os que vou comprando e folheando pelas primeiras vezes, há os que voltam sempre ao mesmo poiso, como este, este e, definitivamente, este. Por estes dias é "O Dicionário dos Sabores" que tem feito as honras de leituras. Deleito-me a imaginar as combinações de sabores que Niki Segnit sugere ao longo das centenas de páginas do livro e guardo na memória as receitas que, por vezes, indica. 
Esta despertou-me a atenção quando consultava o capitulo dedicado às laranjas (tenho tantas tangerinas....) e era sugerida a combinação laranja/vinho tinto numa receita de guisado de carne, um prato que gosto de fazer nos dias frios de Inverno. Este guisado é cozinhado em modo "slow food", no forno, à semelhança da chanfana ou da alcatra dos Açores. Já não é a primeira vez que utilizo o forno para estes pratos e o resultado é sempre uma delicia. As carnes saem suculentas, quase a desfazerem-se e cheias de sabor, mas voltando às combinações de sabores, a dica que encontrei dizia que uma casca de laranja adicionada ao tempero do vinho tinto fazia toda a diferença, uma vez que a laranja iria realçar as notas do vinho. Sem que o sabor da laranja sobressaia, a verdade é que se notou ali uma ligeira subtiliza que tornou o molho muitíssimo agradável.



Ingredientes:
600 gr de costela mendinha, cortada em pedaços
2 cenouras, descascadas e cortadas às rodelas
1 cebola, às rodelas
2 tomates, pelados e sem sementes, em pedaços
1 tira de bacon cortada em cubos
1 copo de vinho tinto
1 ramo de cheiros (tomilho, louro e salsa)
1 casca de laranja
Sal q.b. (e pimenta para quem gostar)
Azeite q.b.



Preparação:
Pré-aqueça o forno a 150º.
De preferência num tacho largo que possa ir também ao forno, deite uma camada de cebola, cenoura, tomate e bacon. Regue com um fio de azeite.
Sobreponha uma camada de carne, nova camada de legumes e acabe com a outra camada de carne.
Tempere de sal as camadas de carne.
Refogue com tacho tapado em lume baixo/médio durante 10 minutos, abando de vez em quando para não pegar.
Depois acrescente o ramos de cheiros, a casca de laranja e o vinho, deixe levantar fervura e transfira para o forno, deixando cozinhar tapado e lentamente durante cerca de 2h/2h30 (a costela mendinha é uma carne tenra, que não requer tempos demasiado longos para ficar pronta).

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...