25 de janeiro de 2015

Chipster-topped brownies ou um bolo brownie?


O ano no "Dorie às Sextas" começou com um tentador desafio, mesmo "a matar" especialmente nesta época pós-festas. Brownie, sim brownie, aquele bolo baixinho, com muito chocolate e denso e este em duas camadas: uma de chocolate e outra de "bolacha".
Balançou-me o coração entre a "dieta" necessária para recuperar dos excessos (e este ano que foi uma fartazana de chocolates) e a atração do chocolate. Resolvi ceder...um bocadinho e reduzi a receita para um quarto da quantidade. Claro que já sabemos que isto de bolos é como a química: ou os ingredientes estão bem combinados e nas quantidades certas ou alguma coisa não vai correr muito bem. Não sei se me enganei em alguma redução ou se não escolhi a forma certa ou o forno me atraiçoou, a verdade é que estava a correr tudo muito bem até que a camada de bolacha enflipou, cresceu e formou, no interior do bolo, uma cratera, da qual só me apercebi quando toquei no topo para verificar a consistência e a bolacha cedeu. Ora, ora e agora? Deitar fora está-se mesmo a ver que não era solução. A fruta que tinha mais disponível eram maçãs. Maçãs, nozes e chocolate parecia-me uma boa ligação, por isso fiz-lhe um recheio de maçã caramelizada e acrescentei iogurte natural para servir (o iogurte acompanha na perfeição), mas já imaginaram como ficaria recheado de framboesas e natas??.
O que sobrou, cortei em quadrados e congelei (fi-lo no fim-de-semana passado). Este Domingo tem sido o nosso "desconsolo doce" e a aprovação foi de tal maneira que não podia mesmo deixar de partilhar convosco este brownie tão delicioso quanto pecaminoso.



Tradução de Susana Figueiredo para "Dorie às Sextas"

Ingredientes:
Para a camada de brownie
170 gramas de chocolate preto (bittersweet), cortado grosseiramente
85 gramas de chocolate amargo (unsweetened), cortado grosseiramente
225 gramas de manteiga sem sal, cortada em pedaços
1 2/3 chávenas de açúcar
4 ovos grandes
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1 chávena de farinha
1 chávena de nozes, cortadas grosseiramente
Para a camada de bolacha
1 1/4 chávenas de farinha
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
170 gramas de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
3/4 de chávena rasa de açúcar amarelo
2/3 de chávena de açúcar branco
1 ovo grande
1 gema de ovo grande
1 colher de chá de extrato de baunilha
170 gramas de chocolate preto, cortado em pedacinhos ou 1 chávena de chips de chocolate



Preparação:
Centrar uma grade no forno e pré-aquecê-lo a 175ºC. Untar com manteiga uma forma retangular de 23x33 cm, forrá-la com papel vegetal e untar o papel.
Para o brownie
Juntar numa taça os dois chocolates e a manteiga e levar a banho-maria sobre um tacho com água a fervinhar. Mexendo ocasionalmente, aquecer apenas até os ingredientes estarem derretidos, brilhantes e suaves, tendo cuidado para a manteiga não se separar (o que pode acontecer se fcar demasiado quente). Retirar a taça do calor.
Com uma batedeira em velocidade média-alta, bater os ovos com o açúcar até ficarem pálidos, grossos e cremosos. Juntar o sal e a baunilha. Reduzir a velocidade para o mínimo e misturar o chocolate e a manteiga apenas até ficar incorporado. Raspar a massa dos lados da taça e, ainda na velocidade mínima, adicionar a farinha, batendo apenas até desaparecer. Com uma espátula de borracha, envolver as nozes e deitar a massa na forma. Reservar.
Para a massa de bolacha
Misturar a farinha,o bicarbonato e o sal. Bater a manteiga e os açúcares em velocidade média-alta até ficar suave e cremoso, durante 3 minutos. Juntar primeiro o ovo inteiro e depois a gema, batendo durante 1 minuto entre cada adição. Juntar a baunilha. Reduzir a velocidade e adicionar os ingredientes secos, batendo apenas até desaparecerem. Ainda em baixa velocidade, misturar o chocolate cortado. Deitar colheradas da massa de bolacha sobre a massa de brownie e, usando a espátula, espalhar a massa com suavidade.
Cozer durante 50-55 minutos ou até a bolacha estar bem dourada e firme. Uma faca inserida até à massa de brownie deverá sair apenas ligeiramente húmida. Retirar do forno e deixar arrefecer à temperatura ambiente. Quando estiver completamente frio, passar uma faca fina pelos lados da massa, desenformar e voltar a virar sobre uma tábua de cortar, ficando a bolacha para cima. Cortar em retângulos de 2,5 x 5 cm e servir simples, com gelado, com natas batidas, com crème fraîche ou com molho de chocolate.

 

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...