14 de fevereiro de 2013

Taça de farófias e morangos



Estas taças não foram feitas para celebrar o dia dos namorados, pelo menos não o dia comercial. Foram feitas para celebrar outros momentos, igualmente bonitos, de muitas pequenas alegrias, cumplicidades e companheirismo. Celebrar só porque sim, a qualquer dia a qualquer hora. Celebrar com morangos que são, para mim, a fruta mais festiva e com chocolate, claro. A gulodice a fazer estalar a felicidade.
Embora não seja adepta de celebrações de pendor comercial, fecho os olhos e finjo que não vejo as montras vestidas de cor-de-rosa e cheias de corações a apelar ao consumo. Acredito que, com ou sem compras, vai haver pelo menos mais uns minutos extra do nosso dia a pensar "naquela pessoa" e só isso, só esses minutos, valem mais que todas as montras cor-de-rosa dos nossos centros comerciais.



Ingredientes para 2 taças:
2 claras à temperatura ambiente*
5 colheres de sopa de açúcar
2 morangos grandes
4 biscoitos "Palitos La Reine" ou outros à sua escolha
1 tira de chocolate para culinária
1 colher de sopa de leite

Preparação:
Comece por bater as claras e quando começarem a formar picos vá juntando o açúcar aos poucos até estarem em castelo firme.
Coloque colheradas de claras, separadas entre si, num prato refractário e leve ao micro ondas por 15 segundos na potência máxima (pode precisar de mais um ou dois segundos, conforme o micro ondas).**
Retire as farófias para uma taça e repita o processo até acabar as claras.
Lave e corte os morangos em pedaços pequenos.
Desfaça 2 biscoitos e distribua-os pelas taças, por cima dos biscoitos distribua as farófias. Distribua mais 2 biscoitos desfeitos pelas taças e por cima os morangos cortados em pedaços pequenos. Reserve no frigorífico.
Entretanto, parta o chocolate em pedaços pequenos e leve a derreter, numa taça, no micro ondas: programe 1 minuto na potência máxima, se tiver derretido pouco volte a programar 1 minuto na mesma potência, mexa com a colher de pau e volte  levar ao micro ondas em intervalos de 30 segundos, mexendo sempre entre cada tempo. Quando o chocolate estiver quente começando a derreter á medida que mexe com a colher não o volte a colocar no micro ondas senão corre o risco de queimar.
Junte o leite, mexa muito bem e deixe arrefecer.
No momento de servir regue as taças com o molho.

* Quando lhe sobrarem claras de outras preparações congele-as. Normalmente faço-o individualmente: coloco um quadrado de papel aderente dentro de uma chávena de café, verto a clara para dentro da chávena e fecho o papel juntando as pontas e torcendo. O quadrado deve ser suficientemente grande para aconchegar a clara e fechar sem deixar qualquer abertura por mais pequena que seja. Depois coloco-as no congelador dentro de uma caixa. Assim, sei precisamente quantas claras estão congeladas.
** Para fazer as farófias no micro ondas segui as instruções da Luisa Alexandra , o que tornou a sobremesa muito fácil e rápida de preparar.

12 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Que sobremesa linda!
E bem colorida!

Carolina Macedo disse...

Esta taça é uma gulodice muito boa!! Adorei :)

Beijinhos*

Partilhando Sabores e Receitas disse...

Uma sobremesa saborosa e bem colorida! Deve ser tão boa!

Su m disse...

Ohhhh... isto deve ser muito, mas mesmo muito BOM! :)
Adorei :)

Ana Rita Marreiros disse...

Essa tacinha encanta...
Bjoka
Rita

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Até lhe consigo sentir o sabor :) Que aspecto fantástico :)

Beijinhos e bom resto de dia! :)

Marisa Valadas disse...

Umas taças maravilhosas

São Ribeiro disse...

Ficou uma sobremesa linda e deve ser uma delicia.
bj

inês do crasto disse...

Adorei ;) Bem ao meu gosto, uma óptima sugestão para um jantar romântico, muito simples de fazer no microondas e muito leve!
Beijinhos
Inês

Joana disse...

Que aspecto divinal :)
Essa taça ficou encantadora! Apetece comer deste lado!!!
Concordo, é um dia completamente comercial! Não percebem que o amor se celebra diariamente e não num só dia! Enfim!
Um grande beijinho

Susana disse...

Olá Carla, vejo que pensas como eu! Amor tem que se dar todos os dias e para mim todos os dias são especiais. Estávamos bem se só desse-mos amor uma vez por ano ;) Há dias que me apetece mais que outros e acho que é normal ser assim... anormal é deixar de mimar só porque não é dia para isso.
Gostei muito das tuas farófias com fruta devem ser divinais. Já fiz farófias no micro ondas é muito mais rápido e ficam igualmente deliciosas.
Também congelo claras em sacos de zip mas escrevo por fora a quantidade. Já tenho algumas a precisar de serem usadas... vou levar a sério a tua sugestão :D

Beijinhos

Maria disse...

Carlinha, querida, esta sobremesa está linda e muito apetitosa. Vou roubar, se me deixares.
Beijinhos
Maria

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...