7 de Fevereiro de 2013

Raisin Swirl Bread



Não tenho participado nos desafios do "Dorie ás Sextas". Limito-me a acompanhar as fabulosas receitas que têm sido escolhidas. Qual delas a melhor, mas tenho tentado fazer um intervalo nos doces. Contudo, fica aqui uma das últimas participações como sugestão para o fim-de-semana.
Sempre a pensar em variações das receitas e tendo em conta que a massa rendeu bastante, acabei por fazer 3 versões deste pão: uma com o recheio indicado pela Dorie (a foto de cima), uma com receheio de creme de chocolote (foto abaixo) e uma simples (última foto), sem qualquer recheio. Todos muito gulosos, mas para mim, uma adoradora de pão, a versão  simples ganhou aos pontos.

(Fonte: "Baking" de Dorie Greenspan, pág. 59)
Ingredientes:
Para o pão:
2 colheres de chá de fermento biológico activo (usei uma saqueta de Fermipan)
50 gr. de açúcar branco + 1 pitada
300 ml de leite gordo morno (usei meio-gordo)
50 gr. de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
3/4 de colher de chá de sal refinado
1 ovo grande
1/4 de colher de chá de extracto de baunilha ou raspa de 1/2 laranja ou 1 pitada de noz moscada
470 gr. de farinha de trigo
Para o recheio:
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de chá de canela
1 chávena de passas
50 gr. de manteiga sem sal, amolecida para ser possível barrar
Ou: creme de chocolate, tipo nutella


Preparação:
O pão:
Coloque o fermento numa tigela pequena, acrescente uma pitada de açúcar e misture 60 ml do leite morno. Deixe repousar 3 minutos e mexa, mesmo que o fermento não se tenha dissolvido por completo e não esteja a borbulhar, já deverá estar mole.
Com uma batedeira, usando de preferência a pá, misture o restante leite, a manteiga e o restante açúcar, batendo em velocidade baixa por 1 a 2 minutos.
Adicione o sal, o ovo e o aroma escolhido (usei o extracto de baunilha) e misture por 1 minuto. Neste ponto a massa pode apresentar-se encaroçada.
Acrescente a mistura de fermento e bata em velocidade baixa durante mais 1 minuto. Não se preocupe se a massa continuar com aspecto encaroçado.
Desligue a batedeira e acrescente 340 gr. de farinha. Bata em velocidade baixa até que a farinha estar toda incorporada e obter uma massa pegajosa.
Se puder troque a pá pelo gancho de massa e acrescente a restante farinha, aumentando para a velocidade média e bata por 2 a 3 minutos, até a massa comear quase a limpar os lados da tigela. Se isso não acontecer, acrescente mais farinha: 1 colher de sopa de cada vez, até um máximo de 1/4 de chávena.
Com a batedeira ligada na velocidade média, bata por mais 3 minutos ou até a massa estar com um aspecto liso e amanteigado e bastante mole.
Unte uma tigela grande com manteiga, vire a massa para essa tigela e cubra com película aderente. Coloque-a num local morno e deixe levedar até dobrar de tamanho, o que pode levar cerca de  uma hora e meia.
Transfira a massa para um pedaço grande de película aderente, rapando bem a tigela, envolva a massa na película e leve ao congelador por 30 minutos ou até estar suficientemente firme para ser estendida facilmente. Neste momento, se não quiser continuar o processo, pode guardar a massa no frigorífico durante a noite.
Unte com manteiga uma forma de pão ou de bolo inglês e prepare o recheio:
Misture o açúcar, a canela e o cacau. Se as passas não estiverem húmidas, freva-as por um minuto e seque-as bem. Reserve.
Coloque a massa numa superfície grande, levemente polvilhada com farinha. Enfarinhe o topo da massa e estenda-a num rectângulo de 30cmx45cm.
Barre a massa com 2/3 da manteiga. Faça-o com os dedos e de forma gentil.
Polvilhe com a mistura de açúcar e espalhe as passas por cima.
Comece a enrolar a partir de um dos lados mais curtos, formando um rolo apertado.
Encaixe o rolo na forma, com a costura para baixo, e entale as pontas.
Cubra a forma com papel vegetal untado com manteiga e coloque-a num local morno, deixando levedar, durante cerca de 45 minutos, até crescer ligeiramente acima do limite da forma.
Quando a massa estiver quase pronta, aqueça o forno a 190º e coloque um tabuleiro ou grade a meio do forno.
Derreta o restante 1/3 de manteiga e pincele o topo do pão.
Ponha a forma sobre o tabuleiro ou grade e asse durante 20 minutos. Cubra com papel de alumínio e asse por mais 25 minutos, até o pão estar dourado e o fundo soar oco.
Transfira a forma para uma grade e deixe arrefecer 5 minutos.
Desenforme e deixe arrefecer completamente.


Dicas: o processo de amassar pode ser feito à mão e também ando tentada a fazer este pão na MFP.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...