Não tenho participado nos desafios do "Dorie ás Sextas". Limito-me a acompanhar as fabulosas receitas que têm sido escolhidas. Qual delas a melhor, mas tenho tentado fazer um intervalo nos doces. Contudo, fica aqui uma das últimas participações como sugestão para o fim-de-semana.
Sempre a pensar em variações das receitas e tendo em conta que a massa rendeu bastante, acabei por fazer 3 versões deste pão: uma com o recheio indicado pela Dorie (a foto de cima), uma com receheio de creme de chocolote (foto abaixo) e uma simples (última foto), sem qualquer recheio. Todos muito gulosos, mas para mim, uma adoradora de pão, a versão simples ganhou aos pontos.
(Fonte: "Baking" de Dorie Greenspan, pág. 59)
Ingredientes:
Para o pão:
2 colheres de chá de fermento biológico activo (usei uma saqueta de Fermipan)
50 gr. de açúcar branco + 1 pitada
300 ml de leite gordo morno (usei meio-gordo)
50 gr. de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
3/4 de colher de chá de sal refinado
1 ovo grande
1/4 de colher de chá de extracto de baunilha ou raspa de 1/2 laranja ou 1 pitada de noz moscada
470 gr. de farinha de trigo
Para o recheio:
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de chá de canela
1 chávena de passas
50 gr. de manteiga sem sal, amolecida para ser possível barrar
Ou: creme de chocolate, tipo nutella
Preparação:
O pão:
Coloque o fermento numa tigela pequena, acrescente uma pitada de açúcar e misture 60 ml do leite morno. Deixe repousar 3 minutos e mexa, mesmo que o fermento não se tenha dissolvido por completo e não esteja a borbulhar, já deverá estar mole.
Com uma batedeira, usando de preferência a pá, misture o restante leite, a manteiga e o restante açúcar, batendo em velocidade baixa por 1 a 2 minutos.
Adicione o sal, o ovo e o aroma escolhido (usei o extracto de baunilha) e misture por 1 minuto. Neste ponto a massa pode apresentar-se encaroçada.
Acrescente a mistura de fermento e bata em velocidade baixa durante mais 1 minuto. Não se preocupe se a massa continuar com aspecto encaroçado.
Desligue a batedeira e acrescente 340 gr. de farinha. Bata em velocidade baixa até que a farinha estar toda incorporada e obter uma massa pegajosa.
Se puder troque a pá pelo gancho de massa e acrescente a restante farinha, aumentando para a velocidade média e bata por 2 a 3 minutos, até a massa comear quase a limpar os lados da tigela. Se isso não acontecer, acrescente mais farinha: 1 colher de sopa de cada vez, até um máximo de 1/4 de chávena.
Com a batedeira ligada na velocidade média, bata por mais 3 minutos ou até a massa estar com um aspecto liso e amanteigado e bastante mole.
Unte uma tigela grande com manteiga, vire a massa para essa tigela e cubra com película aderente. Coloque-a num local morno e deixe levedar até dobrar de tamanho, o que pode levar cerca de uma hora e meia.
Transfira a massa para um pedaço grande de película aderente, rapando bem a tigela, envolva a massa na película e leve ao congelador por 30 minutos ou até estar suficientemente firme para ser estendida facilmente. Neste momento, se não quiser continuar o processo, pode guardar a massa no frigorífico durante a noite.
Unte com manteiga uma forma de pão ou de bolo inglês e prepare o recheio:
Misture o açúcar, a canela e o cacau. Se as passas não estiverem húmidas, freva-as por um minuto e seque-as bem. Reserve.
Coloque a massa numa superfície grande, levemente polvilhada com farinha. Enfarinhe o topo da massa e estenda-a num rectângulo de 30cmx45cm.
Barre a massa com 2/3 da manteiga. Faça-o com os dedos e de forma gentil.
Polvilhe com a mistura de açúcar e espalhe as passas por cima.
Comece a enrolar a partir de um dos lados mais curtos, formando um rolo apertado.
Encaixe o rolo na forma, com a costura para baixo, e entale as pontas.
Cubra a forma com papel vegetal untado com manteiga e coloque-a num local morno, deixando levedar, durante cerca de 45 minutos, até crescer ligeiramente acima do limite da forma.
Quando a massa estiver quase pronta, aqueça o forno a 190º e coloque um tabuleiro ou grade a meio do forno.
Derreta o restante 1/3 de manteiga e pincele o topo do pão.
Ponha a forma sobre o tabuleiro ou grade e asse durante 20 minutos. Cubra com papel de alumínio e asse por mais 25 minutos, até o pão estar dourado e o fundo soar oco.
Transfira a forma para uma grade e deixe arrefecer 5 minutos.
Desenforme e deixe arrefecer completamente.
Dicas: o processo de amassar pode ser feito à mão e também ando tentada a fazer este pão na MFP.
15 comentários:
Vi a fotografia e pensei imediatamente que ia replicar a tua receita. Depois aparece o extenso texto explicativo e a vontade esmoreceu. Contudo, não parece assim tão complicado. Mas é coisa para fim de semana ;)com tempo.
Um beijinho
Gostei imenso da sugestão :) Acho que também ia preferir a simples, não sou muito fã de pães doces :)
Beijinhos e tem um óptimo dia :D
Que aspecto fantástico!
Olá!
Sou uma seguidora assídua do teu blog há já algum tempo e hoje, pela primeira vez, decidi criar o meu próprio cantinho da culinária, convidando-te a seguires. Espero que possamos partilhar muitas e boas receitas!
Um beijinho,
A Aprendiz da Avó
http://fabricocaseiro.blogspot.com
Gostei da ideia do swirl bread. Acho que este fim de semana vou dar-lhe uma hipótese :p
Ficou girissimo!
Ficou lindo, fiquei com vontade de o fazer.
bjs
que aspecto maravilhoso!
Beijinhos
Tanocas
Adorei :)
Ficou mesmo bonito o pão :) dá vontade de atacar essa fatia :)
Um grande beijinho
3 versões optimas e deliciosas, o dificil é escolher qual se gosta mais...
Bjoka
Rita
Ficou perfeito! Adoro este pão :)
Também não tenho conseguido participar nas Dories.
Beijinhos.
Ficou perfeito! Uma receita a experimentar...
Parece mais complicado do que realmente é. Eu fiz a massa num Sábado e deixei ficar no frigorifico durante a noite e cozi no Domingo à tarde, sem percalço algum. É um pão muito saboroso e sem quantidades exageradas de manteiga.
Beijinhos
Que maravilha! Adoro este tipo de receitas ;)
Beijo
Babette
Ficou maravilhoso!
Beijinhos,
Aparece,
http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
Enviar um comentário