17 de novembro de 2012

Projecto Marmita - Semana XLI/2012


Lanche da manhã
Almoço
Lanche da tarde
Segunda-feira
1 maçã + 1 fatia de pão de girassol
Sopa de espinafres + Costelinha grelhada com legumes assados + 1 muffin de abóbora
1º – 1 iogurte + 1 tangerina
2º - Chá + 1 fatia de pão de girassol
Terça-feira
1 maçã + 1 fatia de pão de mistura
Sopa de espinafres + Ovo cozido com legumes assados

***
Quarta-feira
1 pêra + 5 amêndoas
Sopa de espinafres + Camarão cozido com legumes assados
1º – 1 iogurte + 1 maçã
2º - Chá + 1 fatia de pão de castanha
Quinta-feira
1 pêra + 5 amêndoas
Sopa de brócolos + Peru grelhado com macedónia, brócolos e tomate
1º – 1 iogurte + 1 tangerina
2º - Chá + 1 fatia de pão de castanha
Sexta-feira
1 pêra + 5 amêndoas
Sandes de panado e um grande desconsolo
1º – 1 iogurte + 1 maçã
2º - Chá + 1 fatia de pão de castanha


Domingo adiantei um dos meus acompanhamentos preferidos: legumes assados – um tabuleiro com nabo, curgete, cebola, tomate-cereja e cenoura, temperados com ervas aromáticas, sal e um fio de azeite. Serviu-me para três refeições, cada uma com o seu ingrediente principal.
Segunda-feira – Costelinha do almoço de domingo (só a carne, claro) e legumes assados. Terça-feira – os legumes assados misturam-se com um ovo cozido picado. Quarta-feira acabam-se os legumes com uma mão cheia de miolo de camarão cozido. Quinta-feira: aproveitei  o jantar do dia anterior para grelhar mais um bife de peru que acompanhou com uma mão de macedónia cozida, brócolos e tomate-cereja. Na sexta-feira a agenda apontava para compromissos à hora do almoço, pelo que não trouxe marmita. Como os compromissos foram cancelados à última da hora, o tempo pedia que não desse grandes passeios e não me apetecia a ficar com a roupa a cheirar a comida, acabei por comprar uma sandes de panado para o almoço. Um desconsolo total.
Sopas da semana: sopa de espinafres e sopa de brócolos. Iogurtes magros, fruta, frutos secos e pão variado. Chá de cavalinha e água. Ah! Também houve um pequeno almoço num dia em que fui fazer análises. Como tinha que estar em jejum e tinha serviço logo cedo trouxe o meu kefir com ameixas e aveia: as ameixas estavam congeladas em metades, as últimas do Verão que passou. Descongelei-as e de seguida cozi no microondas com uma colher de café de açúcar mascavado – minuto e meio na potência máxima. De manhã coei o kefir para um tuperware, juntei-lhe as ameixas cortadas em pedaços e o sumo que libertaram. Acondicionei duas colheres de sobremesa de aveia integral numa caixinha mais pequena e trouxe comigo. Aqui no escritório foi só juntar a aveia ao kefir e deliciar-me.

6 comentários:

Vera Ferraz disse...

Esta semana não vou ter que pensar nisso!! Férias :)))

Belocas disse...

Olá, Estive a consultar o seu projeto Marmita e identifico-me com tudo o que disse sobre ele.
Há cerca de ano e meio que também optei por levar a minha lancheira com os lanches e o almoço. Poupamos tempo, dinheiro e é bastante melhor para a saúde. Aliás, emagreci cerca de 3 Kg sem fazer qualquer esforço. O meu almoço é mais saudável, é a quantidade que necessito, e ainda por cima e equipa tem um momento bem agradével de convívio, sem perder tempo.
Outras vezes resolvemos alguns assuntos bem importantes, enfim almoçar no serviço tem-se revelado uma grande mais valia.
Não dá trabalho, organizar os almoços. Normalmente é o que sobrou do jantar, ou um pouco do que preparo para o almoço do filhote e do marido que vêm almoçar a casa ou ainda faço uma reciclagem de qualquer restinho que está no frigorifico. O lema é aproveitar.
É muito bom dar todas estas sugestões, e entusiasmar mais pessoas a fazer o mesmo.
Um grande beijinho


De cozinha em cozinha disse...

Ai que bom, Vera. Umas boas férias e um bom descanso.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Belocas,
Gostei imenso da sua partilha. De facto, preparar a marmita não é um dor de cabeça e revela-se um excelente meio de poupança. Aproveitar as sobras de outras refeições é uma medida de anti desperdicio (de comida e de dinheiro). Lá por casa fazemos o mesmo e para as minhas marmitas aproveito tudo quanto posso e saem refeições bem saborosas. Ganha a carteira e a saúde.
Boas marmitas.
Um beijinho

Ana Morais disse...

que lufada de ar fresco...andava a precisar de renovar o cardápio das minhas marmitas!
Obrigada :)

De cozinha em cozinha disse...

Ana,
Espero que sejam de bom proveito as dicas. Bem sei como é quando a imaginação começa a escassear.
Beijinhos e boas marmitas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...