30 de julho de 2012

Dorie às sextas - Gelado de Pêssego e Cardamomo



Os últimos dias que antecedem as férias são sempre um pequeno martírio. A ansiedade instala-se numa contagem decrescente de dias que parecem mais longos que as suas naturais 24h. As rotinas exasperam-me e a vontade de cozinhar é pouca. Tão pouca que nem apetece pensar em comida. Para vencer esta resistência e dar alento aos dias que me separam do descanso, só um desafio Dorie às Sextas, cheio de cor e sabor a Verão.
A receita original - Blueberry-Sour Cream Ice Cream - utiliza mirtilos, mas por não ter tido a oportunidade de os procurar usei uns pêssegos cozidos com cardamomo que havia preparado dois dias antes para usar ao pequeno-almoço. Confesso que este gelado não me encheu as medidas, embora seja fácil de preparar e cremoso, mas a verdade é que prefiro sabores mais complexos como os de chocolate, café ou noz, por exemplo, aos gelados de fruta. Seja como fôr, fico ainda a sonhar com os mirtilos.


 
Ingredientes:
4 pêssegos (1 chávena de mirtilos, frescos ou congelados, no original)
2 sementes de cardamomo (opcional)
1/3 de chávena de açúcar - só usei 1/4
1 pitada de sal
Raspa e sumo de 1/4 limão
3/4 de chávena de natas - usei iogurte natural
3/4 de chávena de natas azedas (pode substituir por iogurte ou créme fraiche; também pode fazer-se em casa, adicionando umas gotas de sumo de limão às natas - esperar 30 minutos antes de usar - esta foi a minha opção)
2 colheres de sopa de cõco ralado tostado (opcional)**

Preparação:
Numa panela, cozinhe os pêssegos, as sementes do cardamomo, o açúcar, o sumo e raspas de limão e o sal, em lume médio, mexendo até ferver e a fruta amolecer e reduzir o volume (cerca de 4 minutos para os mirtilos da receita original).
Despeje a mistura num liquidificador e bata cerca de 1 minuto, até fazer puré (a mistura não fica completamente lisa).
Adicione as natas e o iogurte e pulse para misturar. Prove e adicione um pouco mais de sumo de limão ou de açúcar, se necessário.
Despeje a mistura numa tigela e levar ao frigorífico até que fique fria e, de seguida levar à sorveteira. Na falta de sorveteira e depois de fria a mistura, leve-a ao congelador até ficar dura nas bordas, mas ainda cremosa no meio. Misture novamente usando um garfo ou  a batedeira. Volta ao congelador. Repita o processo a cada hora, mais duas ou 3 vezes.
O gelado conserva-se no congelador por duas semanas.

Versão bimby:
No copo da bimby coloque a casca e sumo do limão, o sal e o açúcar e  triture 5 seg./vel.5.
Junte a fruta e as sementes de cardamomo e programe 100º/5 min./ vel. 1.
Misture 30 seg./vel. 7.
Com a máquina em funcionamento na velocidade 1 adicione as natas e o iogurte. Misture alguns segundos na velocidade 5.
Prove e adicione um pouco mais de sumo de limão ou de açúcar, se necessário.
Despeje a mistura numa tigela e leve ao frigorífico até que fique fria e, de seguida leve à sorveteira. Na falta de sorveteira e depois de fria a mistura, leve-a ao congelador até ficar dura nas bordas, mas ainda cremosa no meio. Misture novamente usando um garfo ou a batedeira ou mesmo a bimby. Volta ao congelador. Repita o processo a cada hora, mais duas ou 3 vezes.
O gelado conserva-se no congelador por duas semanas.

Sugestão da Susana: depois de pronta a mistura distribua-a por cuvetes de gelo e congele. Coloque os cubos de gelado no copo da bimby juntamente com 50 gr. de iogurte ou leite e triture até obter uma mistura cremosa.

*Usei pêssegos que já tinha preparado deste forma:
Lave muito bem os pêssegos e corte-os em fatias, mantendo a pele.
Coloque-os num tachinho, junte 1 colher de sopa de água e 1 colher de sopa de açúcar, se desejar e o interior de 2 sementes de cardamomo.
Leve a cozinhar em lume baixo/médio os pêssegos estarem macios e terem reduzido de volume.

** Coloque o côco numa frigideira anti-aderente e leve a lume médio, mexendo sempre até ganhar uma côr tostada. Tenha cuidado para não queimar.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...