7 de janeiro de 2011

Filetes de Polvo com arroz do mesmo



Este é o arroz de polvo (bom...por acaso é o que sobrou para o dia seguinte) que foi à mesa no último jantar de 2010, apresentado como se quer no próprio tacho a fumegar e a acompanhar uns filetes do mesmo bicho que não posaram para a fotografia.

Ingredientes (para 6 pessoas):
1 polvo com cerca de 2 kg
2 cebolas
1 tomate maduro
1 dente de alho
1 folha de louro
1 e 1/2 chávena de arroz carolino
Piri-piri
Sal q.b.
Azeite Espiga Virgem Extra q.b.
Óleo para fritar
Ovo e farinha q.b. para panar os filetes

Preparação:
Coloque o polvo na panela de pressão juntamente com uma cebola. Ponha um pouco de água (cerca de um copo), feche a panela e leve ao lume. Quando começar a silvar reduza para o mínimo e aguarde 20 minutos.
Desligue e verifique se o polvo está cozido: à partida estará cozida a cebola e o polvo também. Reserve a água da cozedura.
Deixe arrefecer e separe os tentáculos. Prepare os filetes com as partes mais grossas e reserve as pontas mais finas para o arroz.

O Arroz:
Pique uma cebola, o alho e o tomate pelado e sem sementes. Junte o louro e uma ponta de piri-piri e regue com azeite.
Refogue em lume médio, até a cebola estar transparente. Junte o polvo que reservou para o arroz, envolva, tape o tacho e deixe refogar  mais um pouco, mas sem deixar queimar a cebola.
Acrescente uma chávena da água de cozedura do polvo, tempere de sal e deixe levantar fervura.
Junte o arroz, mexa e acrescente mais água de cozer o polvo (não tendo calda suficiente acrescente água), entre duas a três vezes a quantidade do arroz, conforme queira um arroz mais seco ou mais solto. Deixe levantar fervura novamente e reduza para o mínimo até o arroz cozer al dente. Vá vigiando e acrescentando água se necessário.
Se pretender um arroz bem solto, no fim da cozedura acrescente uma chávena de água fria. Desta forma o arroz parará de cozer e a calda não seca.

Os filetes:
Passe os filetes de polvo por ovo e farinha ou pão ralado, conforme preferir e frite em óleo bem quente.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...