10 de janeiro de 2011

Sopa da Horta


Esta sopa, tal como a maioria das sopas que faço, foi confeccionada para o jantar de Domingo, dia em que a cozinha não está, obviamente, de descanso, mas em que estão postos de lado quaisquer pratos, sejam eles mais ou menos elaborados. Quando muito acompanham a sopa as sobras do almoço se as houverem, mas normalmente a tigela de sopa é quanto basta para alimentar o estômago, enquanto a cabeça se prepara para enfrentar mais cinco dias de trabalho.


Ingredientes:
1 penca pequena
2 cenouras
100 gr de vagem
1 nabo pequeno
1 cebola
1 dente de alho
200 gr de abóbora
1 courgete média
Caldo de legumes
Azeite

Preparação:
Pinte o fundo da panela com azeite.
Corte a cebola em meias luas, pele a cenoura, o nabo e a courgete e corte-as ás rodelas, retire os fios laterais a 3 ou  4 vagens e parta em pedaços pequenos. Parta a abóbora igualmente em pedaços pequenos.
Salteie os legumes no azeite, juntamente com o alho esmagado e deixe refogar por cerca de 5 a 10 minutos.
Cubra os legumes com o caldo, verifique o tempero e deixe cozer.
Entretanto, na panela de cozer a vapor estão a penca e as restantes vagens, lavadas e limpas de troços e fios, cortados em juliana e a cenoura ralada. Cozem por 15 minutos.
Quando os legumes para o parmentier estiverem cozidos trituram-se com a varinha mágica, acrescentando água até obter a consistência desejada. Rectifica-se o sal e acrescenta-se os legumes em juliana. Volta ao fogão para levantar fervura e está pronta.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...