15 de março de 2010

Crepe com Morangos, Gelado de Côco e Crocante de Chocolate



Um domingo destes, a meio do Inverno, fomos brindados com um dia de sol magnífico. E que bom é um dia de sol no Inverno. Abrem-se as portas para o terraço e afastam-se as cortinas e deixa-se entrar toda a luz e calor que for possível. A casa fica a cheirar a sol. Não me perguntem a que cheira o Sol...não sei definir o cheiro, mas sei que é bom. E este quente que me invade a casa faz apetecer uma sobremesa fresca e colorida a lembrar que o Inverno está quase a meio e não tarda nada a Primavera está aí.
Tinha no congelador gelado e umas folhas de crepes que andavam a apetecer utilizar e, maravilha das maravilhas, começou a época do morango. O morango é de longe a minha fruta favorita. Gosto dele de todas as maneiras: simples, com açucar, com iogurte, gelado, em bolos e tartes, em compota, e tudo o mais em que possa ser utilizado. Adoro o aroma, a cor, o sabor e a forma. Enquanto houver morangos no mercado não faltam na minha mesa. Esta sobremesa é rápida, especialmente porque os crepes e o crocante podem ser preparados com antecedência, bastando fazer a montagem no dia. Garanto-vos que é uma delicia, além de fazer um vistaço.

Para esta sobremesa vai precisar de:

1 folha de crepe por pessoa
Morangos q.b.
Gelado de côco (utilizei "Côco com Pedaços de Bolo" do Pingo Doce)
Crocante de chocolate

Para os Crepes:
0,5 l de leite
200g de farinha
3 ovos e 3 gemas
100g de margarina derretida
1 colher de sopa de açúcar
uma pitada de sal

Coloque o leite, os ovos, as gemas, o açúcar, a farinha e o sal num recipiente e ligue tudo com a varinha mágica. Junte a margarina derretida mas sem ferver. Bata novamente.
Aqueça uma frigideira anti-aderente e unte com um pouco de manteiga.
Vá deitando colheradas de massa, rodando a frigideira para a espalhar uniformemente. Quando as bordas estiverem escuras vire o crepe com uma espátula ou com a mão: segurando com as pontas dos dedos a ponta da massa oposta a si, levante e vire.
(Fonte: Curso de Cozinha e Pastelaria Nivel I http://www.segredosdavo.pt/)

Para o Crocante de Chocolate:
50 gr. de Chocolate para Culinária com 70% de cacau (utilizei Lindt)
50 gr. de amêndoa ralada (ou um pouco mais para ficar mais crocante, vá experimentado até acertar o seu ponto)

Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas (um minuto e meio na potência máxima, parando a cada 30 segundos para mexer).
Envolva a amêndoa no chocolate.
Estenda uma folha de papel vegetal e sobre ela espalhe a paste de chocolate numa camada tão fina quanto possivel. Leve ao frigorifico para solidificar. Retire e parta em tiras com o auxilio de uma faca ou à mão em pedaços irregulares. Guarde numa caixa fechada hermeticamente no frigorifico. Utilize para decorar sobremesas ou para acompanhar o café ou coma assim, simplesmente.



Vamos servir:

Numa taça coloque a folha de crepe. Por cima espalhe morangos partidos aos pedacinhos. Por cima dos morangos uma bola de gelado e sobre a bola de gelado um pedaço de crocante de chocolate.



Nutrição: O morango tem um um baixo valor energético e um bom teor de vitamina C, ácido fólico, fitonutrientes e ácidos orgânicos, sendo, por issi, um excelente antioxidante. É rico em minerais, como o potássio e o magnésio, entre outros. Tem um teor de fibra moderado. (Fonte: http://www.nestle.pt/bemestar/presentation/nutricao/Alimentos.aspx?id=243)

1 comentário:

Liana10 disse...

Mmmmmmm...eu amo tanto de crepes, eu so fan!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...