15 de março de 2010

Polvo assado no forno com batata e arroz do mesmo



Aqui está mais uma refeição daquelas que me faz crescer água na boca. Adoro polvo assado, no forno ou na brasa, ou frito em filetinhos deliciosos. Não é uma refeição frequente dentro de portas, mas fora é sempre uma boa opção (já experimentaram os filetes do "Aleixo"? ou o dito à Lagreiro aqui?)

Ingredientes:
1 polvo (este tinha cerca de 1,600 gr)
Batatas q.b.
2 1/2 cebolas
2 dentes de alho
1 tomate maduro
1 folhas de louro
1 pimento (utilizei tiras de pimento laranja e vermelho que ainda tinha no congelador)
1 chávena de arroz
1 copo de vinho tinto
Água q.b.
Sal q.b.
Azeite q.b.

Coza o polvo juntamente com uma cebola com casca em água sem sal. Quando a cebola estiver bem cozida o polvo também estará. Retire o polvo e a cebola e reserve a água da cozedura.
Prepare o polvo, cortando as pontinhas das pernas e a cabeça em pedacinhos e separando as pernas. Como o bicho era grandinho, reservei as pernas mais pequenas para fazer filetes noutra refeição.
Se vai assar batatinhas coza-as previamente em água e sal.
Como, quer o polvo, quer a batata já estão cozidos, o tempo de forno necessário é menor e os legumes podem não assar o suficiente, por isso leve ao forno pré-aquecido em calor médio uma assadeira com uma cebola partida em rodelas grossas, tiras de pimento (guarde algumas para o arroz) e tomate em rodelas, tudo regado com um golpe de azeite. Deixe os legumes irem assando sem queimar. Se necessário tape com papel de alumínio.


Entretanto, num tacho de barro faça um refogado com azeite, cebola, alho, pimento e uma folha de louro.
Quando a cebola começar a estalar junte as pontas das perninhas do polvo e a cabeça já partida. Deixe refogar mais um bocadinho e acrescente o vinho tinto. Deixe apurar até o vinho evaporar quase na totalidade.
Acrescente água de cozedura do polvo em quantidade suficiente para fazer um arroz seco (2 medidas de água para 1 de arroz). Tempere de sal.
Quando a água começar a ferver acrescente o arroz e deixe cozinhar normalmente.

Retire a assadeira do forno e pouse nos legumes as pernas do polvo já temperadas e as batatas com a pele. Regue com bastante azeite. Deixe o polvo e as batatas alourarem e tomarem-se do sabor do azeite.
Se o polvo ficou saboroso, o arroz nem se fala. Foi de comer mesmo sem mais polvo assado para o acompanhar

1 comentário:

moranguita disse...

nao da para escolher entre estes dois pratos de polvo pois estao deliciosos os dois e eu goisto tanto
beijinhos e boa semana

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...