12 de março de 2015

Caracóis de maçã e passas



São um dos mimos das tarde de fim-de-semana preferidos, além dos clássicos bolo de laranja ou bolo de iogurte. sabem melhor nos dias mais frescos, acompanhados de uma chávena de chá bem quente, mas abrindo o sol podemos faz~e-los mais pequenos e trocar-lhe o recheio por uma fruta de Verão, como as ameixas ou pêssegos ou até por uma compota de frutos vermelhos.

(Fonte: "200 receitas de pão")
Ingredientes:
Para a massa
2 ovos
175 ml de leite
2 colheres sopa de manteiga, à temperatura ambiente
1/2 colher de chá de sal
250 gr de farinha T65
250 gr de farinha de Kamut (Myprotein)
50 gr de açúcar
1 1/4 de chá de fermento seco
Para o recheio:
400 gr de maçã para cozer
1/2 chávena de passas demolhadas em vinho do Porto
4 colheres de sopa de acúcar
Cobertura:
2 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de leite
Açúcar em pó para polvilhar (não usei)



Preparação:
Coloque os ingredientes para a massa na cuba da máquina de fazer pão, pela ordem indicada pelo fabricante e escolha o programa "massa".
Entretanto prepare o recheio: corte as maçãs em cubos e ponha numa caçarola com sumo de limão, água, açúcar e as passas juntamente com o vinho do Porto.
Deixe cozer em lume brando até a maçã amolecer e as passas incharem.
Quando a máquina de pão terminar o ciclo, retire a massa para uma superficie enfarinhada e estenda-a num rectangulo com 38cmx30cm, barre com o recheio e enrole, começando por um dos lados mais compridos.
Corte  a massa em 12 fatias grossas e disponha, com os lados cortados para cima, em três filas de 4 caracois, num tabuleiro com 30cmx20cm, previamente untado com manteiga ou spray Espiga.
Cubra com película aderente, sem apertar, e deixe levedar num local quente por 30 minutos (normalmente deixo dentro do forno ou do microondas).
Findo esse tempo, retire a película e asse a 180º, durante 20 a 25 minutos ou até ficarem dourados e o caracol central soar oco quando lhe bater.
Quando estiverem quase prontos faça a calda: misture o leite e o açúcar até este se dissolver e  deixe ferver 1 minuto. Pincele sobre o pão quente.
Polvilhe com açucar em pó.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...