27 de março de 2015

Bolachas de amêndoa e laranja



"Vamos fazer bolachas?" Perguntou a Manuela do blogue "Cravo e Canela". Sim, digo eu. Vamos recomeçar a fazer bolachas. De todos os sabores e feitios, para termos sempre um frasco cheio delas, prontas a satisfazer aquele desejo pequenino por uma coisa doce. E assim inauguro a minha participação neste grupo e que, ainda por cima, não é uma participação tão fácil quanto imaginei. 

O tema deste round-up é "bolachas sem gluten". Ok. Bolachas de aveia? Ou de amêndoa? Vou lendo aqui e ali à procura de inspiração: uns dizem que não é só substituir as farinhas, que tem que haver um elemento aglutinador senão as bolachas vão ficar secas. A aveia, afinal, pode não ser isenta de gluten. Continuo a procurar alternativas: farinha de milho, arroz e soja. Começo a ler os rótulos: "pode conter vestigios de gluten", então como é isso???? Pois, é que o tratamento e embalamento destes produtos se faz nas mesmas fábricas e armazéns em que é feito o tratamento e embalamento do trigo... Procuro receitas em sites estrangeiros e são imensas, mas lançam mão de farinhas pré-preparadas para bolos e bolachas, que por cá também já se encontram, mas que, vá lá, tiram toda a piada à coisa de fazer bolachas (é como as farinhas para a máquina do pão, são fáceis de preparar, um instantinho e até temos um pão saboroso, mas não é a mesma coisa que fazermos as nossas misturas). 
Conclusão: seja por opção ou porque assim o impõe a saúde, viver sem gluten não é fácil e definitivamente, não é barato.
Acabei por regressar aos inícios do blogue e redescobrir uma bolachas da Leonor Sousa Bastos, do lindíssimo "Flagrante Delicia", fiz algumas alterações que lhe deram um aspecto bem diferente, mas que são muito saborosas. Juntem-nas a um punhado de framboesas e vão ter um contraste de fazer estalar o palato de felicidade.



(Fonte: "Flagrante Delicia", de Leonor Sousa Bastos)
Ingredientes:
1 clara de ovo
60 gr. de açúcar em pó
50 gr. de amêndoa moída
Raspa de uma laranja pequena
1 colher de chá de sumo de laranja
2 colheres de chá de Maizena

Preparação:
Misture a clara de ovo e o sumo de laranja com o açúcar.
Junte a amêndoa e a raspa de laranja e, de seguida, a Maizena, mexendo bem.
Distribua a massa, em colheradas de 5/6 gr. cada, por formas com cerca de 5 cm (usei uma forma de silicone para queques).
Coza em forno pré-aquecido a 180º por cerca de 10 minutos.
retire do forno, desenforme e deixe arrefecer sobre uma grade de pastelaria.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...