1 de fevereiro de 2015

Dia 1 na Cozinha com uma salada de lentilhas



O tema para esta edição do "Dia 1 na cozinha" não podia ser mais apropriado para nos ajudar a recuperar dos excessos das festas. Pedem-nos para apresentar um prato vegetariano, o que para mim é, só por si, uma festa. Embora goste imenso de carne e de peixe, a verdade é que era capaz de passar muitas refeições sem nenhum destes ingredientes e faço-o muitas vezes, especialmente nos meus almoços de marmita. Entre legumes, de tantos sabores e as leguminosas e os cereais há uma imensidão de ingredientes com os quais podemos fazer refeições deliciosas, cheias de sabor e nutritivas. 
Para esta edição escolhi como ingrediente principal uma proteína vegetal riquíssima: as lentilhas. Normalmente uso-as na sopa, em substituição da batata (além de mais ricas em nutrientes, têm menos calorias), mas ficam também muito bem em saladas. Querem provar? 



Ingredientes:
1 chávena de lentilhas verdes
1 folha de louro
1 raminho de tomilho
1 cebola pequena, cortada em quartos
2 talos de aipo
Folhas de hortelã picadas*
Tomates cereja
1 punhado de avelãs
1 dente de alho picado
1 pitada de malagueta
Folhas de salsa q.b.
Sal q.b.
Azeite q.b.


Preparação:
Comece por cozer as lentilhas, em água e sal, juntamente com a cebola, o louro e o tomilho, durante 20 a 25 minutos. Coe a água, descarte as ervas e a cebola e reserve.
Toste as avelãs num sertã bem quente, voltando-as de vez em quando e coloque-as no meio de um pano de cozinha. Esfregue o pano para soltar o máximo de peles que conseguir. Reserve.
Numa sertã deite um fio de azeite, o alho picado, a malagueta a gosto e o aipo cortado em bocadinhos. 
Quando o alho começar a libertar o seu aroma e o aipo começar a ganhar cor, junte as lentilhas, bem escorridas e as folhas de hortelã. Envolva, acrescente azeite se necessário e deixe "fritar", até as lentilhas absorverem o azeite e ficarem crocantes.
Deixe arrefecer e sirva com tomate cereja em metades, as avelãs e as folhas de salsa.

*quando tenho ervas aromáticas que sei que não vou usar, pico-as e coloco em cuvete de gelo. Cubro-as com água ou com azeite, se for uma erva que vá usar em refogados ou temperos de saladas (coentros, oregãos ou manjericão, por exemplo) e congelo.


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...