12 de fevereiro de 2015

Creme de agrião e ervilhas




Embora nem sempre consiga participar no desafio quinzenal do grupo "Quinze Dias com o Chef...", não deixo nunca de fazer uma incursão pelas páginas dos chefes sugeridos e marcar duas ou três receitas para fazer e que quase sempre acabam por ficar em lista de espera, mas acredito que por aí também existam listas infindáveis de "receitas a experimentar", mas não faz mal, porque pelo caminho fiquei a conhecer chefes que não conhecia e receitas muito inspiradoras.

Ora, esta quinzena o chefe eleito foi o britânico James Martin e como sempre comecei por pesquisar algumas das receitas que se encontram publicadas na internet e fiz a minha seleção. Uma passagem por Paços de Ferreira, no Sábado de manhã, ditou a escolha definitiva: no largo junto à "Casa da Eira" estavam algumas bancas de produtores com frutas e hortícolas, e já sabem como é, blogger que goste de comida e que se preze não vira as costas a feiras destas, por isso lá fui e uns agriões verdejantes e bem frescos piscaram-me o olho. Sopa seria. Aos agriões juntar-se-iam as ervilhas e a sopa seria verde e cremosa, mas com algumas alterações, claro. Além da quantidade dos ingredientes que usei em função do que tinha, substituí a manteiga pelo azeite e omiti as natas. Eu sei que a manteiga e as natas tornam as sopas mais cremosas, mas eu associo a sopa à categoria de comida muito saudável, por isso o que é que a manteiga e as natas estão lá a fazer? Eu até já experimentei sopas que tinham o leite e o vinho como ingredientes e este creme bem português também não é o exemplo do mais saudável, mas desculpem-me, até posso estar a ser obtusa, mas comer sopa com sentimento de culpa não....antes uma tablete de chocolate.



Ingredientes:
100 gr. de salsa (usei um punhado de folhas)
400 gr. de agrião (1 molho com cerca de 170 gr.)
50 gr. de manteiga (substituí por 1 fio de azeite)
1 cebola, picada
2-3 dentes de alho, picados
400 gr. de ervilhas congeladas (usei 170 gr.)
1 litro de caldo de legumes ou 1 cubo de caldo de legumes (caseiro, de preferência) e 1 litro de água
100 ml de natas (não usei)
Sal e pimenta q.b.

Preparação:
Se usar o cubo de caldo de legumes, comece por o dissolver em água quente. Reserve.
Aqueça metade da manteiga numa panela, em lume médio. Acrescente a cebola e os alhos e deixe refogar lentamente, até estarem macios, durante cerca de 3 a 4 minutos.
Junte o agrião, as ervilhas, a salsa e o caldo quente, deixe ferver e, de seguida, reduza o lume e deixe ferver por mais 3 minutos ou até as ervilhas estarem tenras e brilhantes.
Acrescente as natas (não usei) e triture com a varinha mágica.
Tempere com sal e pimenta moída na hora e misture a manteiga que sobrou até derreter (saltei esta parte).
Sirva a sopa e para guarnecer use rebentos de ervilhas, agrião bébé, croutons ou bacon grelhado e  azeite.

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...