3 de julho de 2013

Mousse de abacaxi caramelizado ou uma sobremesa mais simples ainda

 
Se há sobremesas que gosto de fazer no Verão são as que têm a fruta como ingrediente principal. De preferência fresquinhas, desde mousses a gelados ou semifrios. Coloridas e frescas.
Esta mousse tornou-se muito leve, a desfazer-se na boca, ideal para terminar uma refeição mais pesada.

Ingredientes:
250 gr. de abacaxi cortado em pedaços grossos
100 gr de açúcar castanho
250 ml de água
1 pacote de gelatina de ananás
1 pacote de natas (ou 1 iogurte grego)
1 clara
Hortelã chocolate para enfeitar

Preparação:
Tradicional:
Colocar o abacaxi e o açúcar num recipiente refractário e levar ao micro-ondas, programando 5 minutos na potência máxima, envolva o abacaxi com uma colher de pau e programe mais 3 minutos na mesma potência. Se no fim ainda não tiver uma cor caramelizada programe mais 2 ou 3 minutos, dependendo do micro-ondas. O abacaxi deverá estar cozido e pode até estar com um aspecto "desidratado", mas não faz mal, desde que tenha absorvido o açúcar.
Ferva a água e dissolva a gelatina.
Deixe arrefecer até à temperatura ambiente, sem deixar começar a solidificar e coloque no copo liquidificador juntamente com as natas e misture. Acrescente o abacaxi e triture tudo muito bem até obter uma mistura perfeita mente homogénea, sem sentir fios ou pedaços de fruta.
Bata a clara em castelo firme e envolva cuidadosamente.
Distribua o preparado por taças individuais e leve ao frigorífico até prender.

Bimby:
Colocar o abacaxi e o açúcar num recipiente refratário e levar ao micro-ondas, programando 5 minutos na potência máxima, envolva o abacaxi com uma colher de pau e programe mais 3 minutos na mesma potência. Se no fim ainda não tiver uma cor caramelizada programe mais 2 ou 3 minutos, dependendo do micro-ondas. O abacaxi deverá estar cozido e pode até estar com um aspecto "desidratado", mas não faz mal, desde que tenha absorvido o açúcar.
Ferva a água e dissolva a gelatina.
Coloque a clara  juntamente com 1 pitada de sal, no copo bem limpo e seco, da Bimby e programe 1,5m/vel. 3,5. Transfira para outro recipiente e reserve no frigorífico.
Deixe arrefecer até à temperatura ambiente, sem deixar começar a solidificar e coloque no copo da Bimby, juntamente com as natas. Misture 20 seg./vel 5.
Acrescente o abacaxi e triture 30 seg./vel7, mais 2 golpes de turbo no final. Bata a clara em castelo firme e envolva cuidadosamente.
Distribua o preparado por taças individuais e leve ao frigorífico até prender.

Quer uma sobremesa mais simples e rápida?
Para uma sobremesa mais simples sirva as rodelas de abacaxi, polvilhadas com um pouco de açúcar, (ou não, conforme a sua doçura natural) e hortelã chocolate picada. Não retire a rodela do meio que, do abacaxi, é a parte que tem maiores propriedades digestivas.

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...