sábado, 1 de Dezembro de 2012

Projecto marmita - Semana XLIII/2012


Lanche da manhã
Almoço
Lanche da tarde
Segunda-feira
1 pêra + 1 fatia de pão de granola
Sopa de agrião + Filete de pescada com beringela assada e tomate-cereja
1º – kefir e manga
2º - Chá + 1 fatia de pão de granola
Terça-feira
1 tangerina + 1 fatia de pão de granola
Sopa de agrião + Legumes assados com tofu salteado
1º – kefir  + 1 maçã
2º - Chá + 1 fatia de pão de granola
Quarta-feira
1 pêra + 1 fatia de pão de granola
Sopa de agrião + Legumes assados com frango estufado e massa
1º – kefir  + 1 kiwi
2º - Chá + 1 fatia de pão de granola
Quinta-feira
1 maçã + 1 fatia de pão de granola
Sopa de agrião + Estufado de legumes, lentilhas e tofu
1º – kefir  + manga
2º - Chá + 1 fatia de pão de granola
Sexta-feira
1 kiwi + 1 fatia de pão de granola
***
1º – 1 iogurte natural + 1 maçã
2º - Chá + 1 fatia de pão de granola


Frio à porta, forno ligado. Lá dentro, além do assado domingueiro, um tabuleiro de legumes: curgete, beringela, cenoura, cebolinhas e alho francês, tudo regado com azeite e alho picado. Desta vez cortei-os em pedaços maiores, mas aconselho a cortá-los mais pequenos. Assam cobertos com papel de alumínio, só destapando no fim para caramelizar um pouco. Desta vez juntei, ainda metade de uma beringela a que dei uns cortes, salpiquei com malagueta, alho em pó e salsa picada e reguei com sumo de limão. Embrulhei em papel de alumínio até amolecer e abri depois para tostar durante uns cinco minutos.
Saiu, ainda, um pão baseado na minha mais recente receita favorita, o pão escuro de Boston , enriquecido com granola. E como se não bastasse, fiz ainda um estufado de legumes e lentilhas: alho francês, as cascas de uma fatia de abóbora em tira e as folhas de uma couve-flor, tudo refogado em azeite até as folhas amolecerem. Acrescenta-se 3 colheres de sopa de molho de tomate caseiro, água q.b. e as lentilhas e cozem durante 10 minutos.
Voltei a adoptar o kefir   e tenho-me servido dele ao pequeno-almoço, juntamente com uma peça de fruta, 2 colheres de sobremesa de aveia e uma pitada de canela, mas como quero variar o pequeno-almoço, esta semana trouxe o kefir para o lanche em substituição dos iogurtes.
A semana acabou por se revelar ultra-fácil na composição das ementas. Na segunda-feira um filete de pescada do dia anterior (se tirarem a pele reduzem a gordura do frito) com a meia beringela assada e tomate-cereja. A combinação do peixe com a beringela ficou óptima e eu acho que encontrei mais um legume que começa a fazer as minhas delicias. Na terça-feira a uma dose de legumes assados juntei tofu salteado em azeite alho, temperado molho de soja e sumo de limão. Na quarta-feira os legumes assados voltaram à marmita (a última dose, porque entretanto também me haviam servido para o jantar de segunda-feira), com o jantar de véspera: frango estufado e massa. Na quinta-feira veio o estufado de legumes e lentilhas a que juntei algum tofu. Uma vez que na sexta não trazia marmita, sobrou uma dose deste estufado que congelei.
 Sopa da semana: sopa de agrião. Lanches: pão, fruta, kefir e iogurtes. Chá de frutos vermelhos e chá de cavalinha.


As postagens dos menus do Projecto Marmita continuam a ser publicadas aos Sábados a menos que motivos de ordem profissional ou pessoal não mo permitam fazê-lo atempadamente. Desta vez foi apenas a falta de um clique em "publicar" depois de determinado o agendamento para dia 01. Por essa distracção peço desculpa aos meus leitores marmiteiros, e não só.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...