15 de dezembro de 2012

Projecto Marmita - Semana XLV/2012


Lanche da manhã
Almoço
Lanche da tarde
Segunda-feira
1 maçã + 1 fatia de pão de centeio e abóbora
***
1º – 1 tangerina e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de centeio e abóbora
Terça-feira
1 maçã + 1 fatia de pão de centeio e abóbora
Sopa de couve branca + Legumes assados com queijo fresco
1º – 1 tangerina e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de centeio e abóbora
Quarta-feira
1 pêra + 1 fatia de pão de centeio e abóbora
Creme de legumes + legumes e cebolinhas assadas com miolo de camarão
1º – 1 maçã e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de centeio e abóbora
Quinta-feira
1 maçã + 1 fatia de pão de centeio e abóbora
***
1 fatia de pão de centeio e abóbora
Sexta-feira
1 kiwi + 1 fatia de pão de centeio e abóbora
Creme de legumes + Filete de pescada com arroz de legumes e salada de tomate
Frutos vermelhos e 1 iogurte natural


Esta semana foi marcada por 2 almoços fora. Só fiz então 3 marmitas.
Domingo fiz mais um tabuleiro de legumes assados, a que juntei uma estrela de anis, mas confesso que não gostei muito do seu sabor que acabou por se acentuar mais do que pretendia. Nem sempre as experiências resultam. Fiz, ainda, na MFP, um pão de centeio e abóbora com figos que ficou delicioso.
Na segunda-feira não houve marmita, como já disse, nem na quinta-feira. Na terça, juntei aos legumes assados um queijo fresco cortado em cubos e temperei com orégãos secos, para cortar um pouco do sabor do anis. Na quarta-feira à mesma base de legumes juntei cebolinhas assadas, miolo de camarão cozido e salsa picada. Na sexta-feira recorri ao almoço do dia anterior: hoje em dia os restaurantes são os primeiros a oferecer ao cliente a embalagem com o que sobra da refeição e de uma dose muito bem servida de filetes de pescada com arroz de legumes veio a marmita de sexta, a que acrescentei, ainda, um tomate cortado em gomos.
Sopa da semana: sopa de couve branca (a última dose da que foi feita ao jantar de domingo) e um creme de legumes. Lanches: pão, fruta e iogurtes. Chá de frutos vermelhos e chá de cavalinha.
Dicas:
1 - Em vez de comprar embalagens congeladas de miolo de camarão, compre o camarão cozido que se encontra à venda nos supermercados e congele-o no próprio dia em que o compra. Normalmente este camarão é mais saboroso e maior que o ultra-congelado. Costumo congelá-lo com a casca e tudo, mas pode descascá-lo antes, ainda se torna mais prático no momento de precisar dele. Deixe descongelar na prateleira mais baixa do frigorífico de um dia para o outro, ou utilize o programa de descongelação do micro ondas se tiver essa opção.
2 - Quando for almoçar/jantar fora, não tenha vergonha de pedir para trazer as sobras da refeição, principalmente se o prato puder ser aquecido ou transformado noutra refeição.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...