12 de abril de 2012

Convidei para jantar - Heidi



Mais um mês, mais um convidado para jantar. Desta vez é a Su que recebe este desafio em sua casa e o tema proposto é  "personagens de desenhos animados que mais marcaram a nossa infância". De imediato a imagem da Heidi, corada, no colo de uma nuvem. Ainda hesitei entre outros personagens de outros desenhos animados que gostava de acompanhar ("Vickie, o Pequeno Vicking", "Marco", "D. Quixote de la Mancha", "Candy Candy", "Jana, a Rainha da Selva") mas retrocedi à ideia original. Afinal a Heidi foi o desenho animado que mais impressões me deixou. Quase que aprendi a ler com os livrinhos de bolso e não perdia os fascículos de banda desenhada que iam saindo e a minha prima comprava. Acompanhava fielmente as suas aventuras nas montanhas dos Alpes, com o avozinho e o amigo Pedro e em Franckfurt com a Clarinha e a governanta seca e mal-humorada. Lembro-me de ter chorado copiosamente no ultimo episódio, apenas porque era o último e não voltaria a ver a minha amiguinha na televisão. Por isso tinha mesmo que a convidar, recebê-la em minha casa, essa miúda corada dos ares puros da montanha. Deixá-la correr pelo jardim descalça em brincadeira desenfreada com a Nikita que cresce a olhos vistos. Depois de tanta correria só um jantar reconfortante poderia ser servido, um daqueles pratos que sabem a serão em família.



Empadão de carne
Ingredientes:
600 gr. de batata
200 gr. de leite
300 gr. de carne picada
1 tomate maduro
1 cebola
1 dentes de alho
Manteiga q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
Noz moscada q.b.
1 ovo
1 colher de sopa de água

Preparação:
O recheio:
Pique a cebola e o dente de alho finamente e leve a refogar em azeite.
Junte o tomate pelado e sem sementes e deixe fritar um pouco.
Junte a carne e envolva. Tape o tacho e deixe suar até a carne estar cozinhada, mexendo de vez em quando para que não pegue, nem fiquem grumos. Se necessário acrescente um pouco de água ou vinho branco. Desligue o fogão e reserve.
O puré:
Descasque as batatas e coloque-as no copo da bimby.
Junte o leite e tempere de sal.
Programe: 30 minutos/90º/velocidade 1 1/2.
No final do tempo acrescente manteiga a gosto e uma pitada de noz picada e programe 30 segundos /vel. 4.
Finalizar
Num tabuleiro de forno espalhe uma camada de puré, uma de carne e outra de puré.
Faça desenhos com um garfo e pincele com o ovo batido juntamente com a água (em alternativa pode usar leite em vez do ovo, fica igualmente tostado, mas sem aquela capa em que o ovo se transforma).
Leve ao forno pré-aquecido a 200º até dourar.
Sirva acompanhado de uma salada de folhas verdes.

17 comentários:

Ana Rita disse...

A Heidi era uma menina que qualquer menina queria ser..livre, brincalhona que podia correr descalça na relva...Boas memórias.Decerto ela adorou o empadão!!

Bjoka
Rita

Ondina Maria disse...

Que saudades de um belo empadão! A minha avó fazia muitas vezes mas de bacalhau e era delicioso. A Heidi também era dos meus desenhos de eleição (quase todos eram, pois apesar de poucos tinham muita qualidade e episódios com moral da história) e lembro-me de uma vez em que os meus pais foram com os meus tios a Espanha e eu fiquei na minha avó e a minha tia fez-me um quadro da Heidi e do Pedro, para eu não ficar triste :)

Comida e Lomos disse...

Gostei muito das receitas que publica, muito ao meu estilo!

Também estou a pensar convidar uma personagem para jantar, respondendo a esse desafio:)

Convido-a a seguir o meu blog http://comidaelomos.blogspot.pt para partilharmos estes desafios!

Nicole

Lurdes Losquinhos disse...

Que rico empadão!
Bjs

Cidália disse...

Que belo empadão!
beijinhos

Carla disse...

Ondina
Também gosto muito de empadão de bacalhau. É verdade que os desenhos animados tinham todos algum sentido. Havia sempre uma pequena lição a aprender que era transmitada de forma tão inocente que chegava até nós sem qualquer dificuldade.
Beijinhos

são33 disse...

EU ADORAVA ESSA SÉRIE , QUANDO O MEU FILHO ERA MAIS PEQUENO EU CHEGUEI A COMPRAR VARIAS CASSETES PARA ELE VER ,ACHO QUE JÁ NÃO SE FAZER DESENHOS DESSES.
ADOREI ESSE EMPADÃO DEVE SER DE COMER E CHORAR POR MAIS.
BJS

anasbageri disse...

Carla, eu ainda gostava de ter convidade tb a Heide, mas já n tive tempo...
Gostava tanto dela, até tenho o single com a música... e o Marco!!
O que eu gostava do Marco.."vais-te embora mamã...não me deixes aqui..." " é num porto italiano...", já fiquei de lágrimas nos olhos..
Obrigada por participares :)

bjs bjs

Carla disse...

Ana,
Também tenho o single e o do Marco (a música era mesmo comovente)e da Abelha Maia, também. As minhas prendas preferidas no Natal e aniversários eram discos e os livros do Cinco.
Beijinhos

Susana disse...

Carla, a Heidi foi um marco na nossa infância. Era tão bom ver aqueles episódios sempre com alguma lição a tirar. Equeles sim, foram desenho animados dos bons. Hoje até isso é diferente. As crianças crescem tão depressa devido às lições que tiram dos desenho animados. É pena. Ainda consegui que o meu filho crescesse a ver o Winni The Poo :) Deliciosos :)

Quanto ao empadão, está maravilhoso. Também tenho um para publicar, mas é diferente ;)

Beijinhos

frango do campo disse...

hehehe a Heidi! Quem não se lembra da Heidi e do Marco? Excelente participação e jantar claro! um beijinho

Su disse...

Carla :D
Parece que a Heidi está a ser muito requisitada. E depois do Picnic que fez na casa da Pipas, um empadão divinal como este é simplesmente perfeito.
Muito obrigada pela participação.
Grande beijinho

Ginja disse...

E quem não se lembra da Heidi :)
Adorei a participação e o empadão de família e conforto.
Um beijinho.

Pipas disse...

Adorei as duas:) a Heidi e o empadão :D
Eu também convidei a Heidi. Nem me lembrei de mais ninguém pois tinha mesmo adoração por ela. Tanto em desenho como o filme.

Gisela disse...

Que saudades que tenho de ver os episodios da Heidi. Como eu gostava disso!!
Uma receita que a nossa amiguinha gostaria muito de petiscar nas montanhas
Um beijinho

Pammy Sami disse...

Este passatempo remexe mesmo com as nossas emoções de meninice... Adorei a tua participação, a Heidi é também um dos meus desenhos animados 'clássicos' preferidos... Tive momentos na minha infância muito semelhantes às suas histórias :)
Beijinho e bom fim de semana*

Salsa Verde disse...

Se eu entrasse neste passatempo, a Heidi seria o personagem que eu convidaria também para o jantar, pois é o desenho animado que mais marcou a minha infância, a par com o Marco...
Meu Deus, o que eu chorava com as aventuras da heidi com a Clarinha e com o Marco sempre a sofrer desgostos à procura da mãe...
O que me ria também, com as corridas da Heidi e do Pedro, montanha acima e com os bigodes de leite com que sempre se nos apresentavam... enfim..., saudosismos...
Parabéns pela participação e pelo belíssimo empadão!!
Beijinhos,
Lia.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...