12 de abril de 2012

Convidei para jantar - Heidi



Mais um mês, mais um convidado para jantar. Desta vez é a Su que recebe este desafio em sua casa e o tema proposto é  "personagens de desenhos animados que mais marcaram a nossa infância". De imediato a imagem da Heidi, corada, no colo de uma nuvem. Ainda hesitei entre outros personagens de outros desenhos animados que gostava de acompanhar ("Vickie, o Pequeno Vicking", "Marco", "D. Quixote de la Mancha", "Candy Candy", "Jana, a Rainha da Selva") mas retrocedi à ideia original. Afinal a Heidi foi o desenho animado que mais impressões me deixou. Quase que aprendi a ler com os livrinhos de bolso e não perdia os fascículos de banda desenhada que iam saindo e a minha prima comprava. Acompanhava fielmente as suas aventuras nas montanhas dos Alpes, com o avozinho e o amigo Pedro e em Franckfurt com a Clarinha e a governanta seca e mal-humorada. Lembro-me de ter chorado copiosamente no ultimo episódio, apenas porque era o último e não voltaria a ver a minha amiguinha na televisão. Por isso tinha mesmo que a convidar, recebê-la em minha casa, essa miúda corada dos ares puros da montanha. Deixá-la correr pelo jardim descalça em brincadeira desenfreada com a Nikita que cresce a olhos vistos. Depois de tanta correria só um jantar reconfortante poderia ser servido, um daqueles pratos que sabem a serão em família.



Empadão de carne
Ingredientes:
600 gr. de batata
200 gr. de leite
300 gr. de carne picada
1 tomate maduro
1 cebola
1 dentes de alho
Manteiga q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
Noz moscada q.b.
1 ovo
1 colher de sopa de água

Preparação:
O recheio:
Pique a cebola e o dente de alho finamente e leve a refogar em azeite.
Junte o tomate pelado e sem sementes e deixe fritar um pouco.
Junte a carne e envolva. Tape o tacho e deixe suar até a carne estar cozinhada, mexendo de vez em quando para que não pegue, nem fiquem grumos. Se necessário acrescente um pouco de água ou vinho branco. Desligue o fogão e reserve.
O puré:
Descasque as batatas e coloque-as no copo da bimby.
Junte o leite e tempere de sal.
Programe: 30 minutos/90º/velocidade 1 1/2.
No final do tempo acrescente manteiga a gosto e uma pitada de noz picada e programe 30 segundos /vel. 4.
Finalizar
Num tabuleiro de forno espalhe uma camada de puré, uma de carne e outra de puré.
Faça desenhos com um garfo e pincele com o ovo batido juntamente com a água (em alternativa pode usar leite em vez do ovo, fica igualmente tostado, mas sem aquela capa em que o ovo se transforma).
Leve ao forno pré-aquecido a 200º até dourar.
Sirva acompanhado de uma salada de folhas verdes.

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...