17 de junho de 2011

Queques de laranja e chocolate



Há sempre um dia em que apetece um docinho. Um mimo para alma. Não sei de onde vem este gosto de comer doces para reconfortar os espíritos, mas a verdade é que reconforta mesmo. Não sou só eu que o digo, mas acho que praticamente todas as pessoas que conheço. Nem que seja um doce simples e despretensioso. É só para adoçar os dias mesmo. E por isso recorri a esta receita tão simples, a que acrescentei a laranja e substituí o creme de avelãs por chocolate, enchi as forminhas, juntei o chocolate em movimentos gulosos, antecipando o sabor final e em 20 minutos estavam a sair do forno para nossas delicias.

(Fonte: Livro Base da Bimby)

Ingredientes:
100 gr. de óleo (manteiga no original)
50 gr. de sumo de laranja
3 ovos
200 gr. de farinha
100 gr. de açúcar
75 gr. de chocolate em barra

Preparação:
Tradicional:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Derreta o chocolate no microondas na potência máxima e em períodos de 30 segundos a 1 minuto, conforme o microondas, mexendo entre cada paragem. Assim que o chocolate começar a derreter à medida que vai mexendo não volta ao microondas. Continue a mexer até derreter completamente. Reserve.
Numa taça misture todos os ingredientes e bata até obter uma massa homogénea.
Distribua esta massa por forminhas de queques, enchendo 2/3 das mesmas.
Em cada forma deite uma colher de chá de chocolate derretido e com um palito faça movimentos circulares para misturar o chocolate, deixando raiados na massa.
Leve ao forno por 20 minutos.

Bimby:
Derreta o chocolate no microondas na potência máxima e em períodos de 30 segundos a 1 minuto, conforme o microondas, mexendo entre cada paragem. Assim que o chocolate começar a derreter à medida que vai mexendo não volta ao microondas. Continue a mexer até derreter completamente. Reserve.

No copo da bimby deite os restantes ingredientes e programe: 3 minutos/vel.6.
Continue como acima se descreve.

Estes bolinhos estariam perfeitos para o cestinho do Capucinho Vermelho. Um mimo doce para a querida avozinha que com certeza não se faria rogada. E assim, participo no desafio do 4º Aniversário do blogue "Receitas da Belinha". Parabéns Belinha e obrigada pela chuva de simpatia que espalhas por esta blogosfera.

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...