10 de maio de 2011

Cestos de laranjas e uma compota


As laranjas invadiram a minha casa. São cestos e sacos delas a pedirem para lhes dar uso condigno. comecei por esta compota magnifica em sabor e na cor que adaptei do "Doce de Laranja Doce" da Suzana.

Compota de Laranja
(adaptada de Gourmets Amadores)

Ingredientes:
600gr. de laranjas
400 gr. de açúcar (usei 150 gr. de açúcar gelificante e 250 gr. de açúcar amarelo)
1,8 lt de água
1/2 vagem de baunilha

Preparação:
Com um descascador retire a casca das laranjas (apenas a parte laranja) e corte em juliana muito fininha. Como queria usar o espremedor de citrinos para depois extrair o sumo, retirei apenas parte da casca, em tiras alternadas.
Extraia o sumo das laranjas, podendo reservar todas as cascas e pevides para aproveitar a sua pectina.
Deite o sumo num tacho largo e alto juntamente com 1,2 lt de água e as cascas que cortou em juliana e leve ao lume, a ferver em lume brando, durante cinco minutos.
Acrescente a vagem de baunilha e, enquanto mexe, junte o açúcar.
Deixe ferver em lume médio/alto durante 10 a 15 minutos. O doce vai subir bastante durante este processo, daí ser importante que o tacho seja alto e largo para não extravasar.
Verifique o ponto, deitando um pouco de doce num prato frio. Se passar o dedo, criando uma estrada, sem que o doce volte a unir está pronto.
Retire a baunilha e distribua por frascos esterilizados.

P.S. - Na intenção (boa) de aproveitar a pectina das cascas da laranja, segui as indicações da Suzana no seu post "Doce de laranja doce ou um amor imcopreendido por marmalade", mas sem ter dado a devida atenção ao lume, que estava demasiado alto para o efeito e todo o liquido acabou por evaporar. Resolvi a questão utilizando cerca de 150 gr. de açúcar gelificante, perfazendo a restante quantidade com açúcar amarelo. 

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...