30 de setembro de 2014

Olindas de lima e côco

 
 
Setembro marca o passo para mais um ano de trabalho e de escola para os mais pequenos. Depois da azáfama com a compra de livros e materiais escolares, vêm as rotinas diárias das idas e vindas da escola, o acompanhamento dos TPC (era assim que se chamavam no meu tempo...) e, todos os dias, a preparação com a lancheira. Eu levava sempre um pão com manteiga e fruta e,já mais velhinha, tinha direito a 20$00 por semana (acho que eram 20$00) para comprar uma Bola de Berlim no bar da escola. Eram uma delicia e esgotavam num abrir e fechar de olhos. Por isso, quando o blogue "Uma Pedra de Sal" nos pediu que preparassem receitas para o "Regresso às Aulas", pensei logo numa coisa docinha, um miminho, não para levar todos os dias, mas só algumas vezes, até num dia da semana fixo para fazer apetecer os dias de escola.
Estas bolachinhas são uma versão das famosas "Olinda" e são mesmo muito saborosas. Acompanham na perfeição com uma peça de fruta e já temos um lanche para os meninos.


Ingredientes:
150 gr de farinha de Trigo
50 gr. de farinha de trigo integral
50 gr. de Maizena
100 gr. de açúcar amarelo
80 gr. de Vaqueiro liquida
1 ovo
Raspa de 1 lima
2 colheres de sopa de côco ralado
1 colher de chá de fermento Royal
Açúcar granulado para terminar

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
No copo da bimby coloque a casca da lima (só o vidrado) e rale: 10 seg./vel. 9.
Acrescente os restantes ingredientes e misture: 15 seg./vel.6.
Molde pequenas bolas com a massa, passe-as por açúcar granulado, coloque-as num tabuleiro de forno e espalme cada uma com um garfo.
Leve a cozer durante 20 minutos.
Retire o tabuleiro do forno e transfira as bolachas para uma rede para arrefecerem.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...