29 de setembro de 2014

Croquetes para uma festa de aniversário

 
 
Desde que tenho a Bimby que não a deixo de utilizar para algumas receitas como é o caso dos croquetes (além de sopas, molhos, cremes....). São um belo petisco para um lanche ajantarado, para um pic-nic, para a marmita e para levar a uma festa e é por isso que os vou levar para a festa do 4º aniversário do blogue "O Barriguinhas".      
 
Ingredientes:
600 gr de carne (pode usar carne já cozinhada)
250 ml de molho béchamel
1 cebola
1 a 2 dentes de alho
1 cenoura
50 gr. de chouriço (opcional)
Azeite q.b.
Sal q.b.
Ovo, pão ralado e óleo para fritar

Preparação (bimby):
Comece por picar a carne: 20 segundos/velocidade5. Verifique se tem a consistência desejada (não deve ter pedaços grandes, nem ficar demasiado moída, apenas desfiada) e se precisar utilize uma velocidade mais rápida ou pique durante mais alguns segundos. Reserve.
De seguida coloque no copo (sem necessidade de limpar) a cebola, o alho descascado, a cenoura e o chouriço. Pique 5 segundos/velocidade5.
Junte um fio de azeite e refogue 5 minutos/100º/velocidade 1.
Junte a carne e misture com a espátula cozinhe: 15 minutos/100º/velocidade 2 (se usar carne já cozinhada 8 minutos são suficientes). Rectifique os temperos.
Acrescente o molho, começando por juntar cerca de 150ml e envolva, se estiver muito seco vá acrescentando até obter uma massa moldável.
Transfira para uma taça e reserve no frigorifico durante umas horas ou de um dia para o outro.
Molde os croquetes e passe-os pelo pão ralado, de seguida pelo ovo batido e novamente pelo pão ralado. Frite em óleo bem quente e transfira-os para uma travessa com papel de cozinha para secar o óleo em excesso.

Dicas:
Esta é uma óptima receita para aproveitamentos de sobras de carne. A Luisa Alexandra (a quem fui tirar umas dicas quando comecei a fazer estes croquetes lá em casa) tem várias receitas de croquetes com aproveitamentos.
Quando faço molho béchamel faço sempre uma quantidade maior e congelo o que não preciso em doses de 200/250ml. Quando preciso dele deixo descongelar no frigorifico e volto a bater com a varinha mágica ou com a bimby até obter novamente um molho cremoso.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...