17 de setembro de 2014

Gelado de manga

 
Foi tempo de parar e de partir. Mais uma vez fomos "para fora cá dentro" à descoberta deste nosso tão pequenino e ao mesmo tempo tão grande Portugal. Por muito que goste de conhecer outros países, os seus hábitos e tradições, é dos passeios neste cantinho à beira-mar plantado de que guardo as mais queridas recordações. De cada vez interrogo-me como é que um país tão pequeno consegue guardar em si tão diversas e belíssimas paisagens, desde o mar até às serras, das cidades até às aldeias e sempre agradados pela simpatias das gentes com quem nos cruzamos. Pessoas que amam as suas terras e que fazem questão de nos transmitir esse amor de tal modo que ficamos sempre com vontade de voltar, mas por enquanto mais não digo porque este post é ainda acerca do "antes", dos dias que antecedem a partida e dos seus preparativos.
 
 
Depois da lista de roupa e outras coisas que vão na mala (faço sempre listas, não vá esquecer-me de alguma coisa indispensável) e de fazer algumas pesquisas na internet para fazer apetecer ainda mais a partida, resta-me espreitar o frigorifico e tratar dos frescos que lá estão e que não vou deixar estragar: prepara-se uma salada para o jantar, congela-se a sopa em doses individuais, branqueiam-se legumes e congelam-se (que bem me vão saber aquelas couves salteadas em azeite e alho). Congelo uns tomates cereja e um tomate assado e vou já a pensar no destino que lhes vou dar. Resta ainda um bom pedaço de polpa de manga, penso em congelá-la em cuvetes de gelo, mas ao lado pára um copo grande de iogurte natural já aberto, então decido preparar um gelado para me deliciar quando regressar. Amanhã de manhã, depois de coar o kefir, vou guardá-lo no frigorifico, coberto de leite e em recipiente de vidro fechado. 

P.S. - enquanto escrevo este post, dias depois do regresso, a chuva e o vento fazem as honras meteorológicas deste Setembro a anunciar o Outono que entra daí a dias. Não está tempo para gelados, é certo, mas porque  não contrariar as circunstâncias e saborear uma bola de gelado de manga, da cor do sol? Ah! E claro que na mala vieram mais tesouros de Verão...
 
 

Ingredientes:
300 ml de polpa de manga
300 ml de iogurte natural
100 gr. de açúcar
1 clara de ovo

Preparação:
Misture bem todos os ingredientes numa taça e refrigere no mínimo durante 2 horas.
Deite o preparado para a máquina de gelados e siga as instruções do fabricante.
Quando estiver pronto (na minha máquina levou cerca de 45 minutos, mas pode deixar por mais tempo) transfira para um recipiente com tampa e leve ao congelador.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...