27 de agosto de 2013

4 anos, uma breve reflexão e uma fatia de bolo de cenoura



Sim, 4 anos de blogue. O tempo passa depressa, é, por vezes, uma corrente de ar, ora mansa, ora turbulenta, que nos deixa sempre pasmados quando olhamos para trás e contamos os anos das nossas vidas, dos nossos acontecimentos.
Do blogue já conto 4 anos, até à data sem festejos, porque o tal vento passa de tal modo que quando dava por ela, já lhe contava mais um ano, mas hoje não é assim. Hoje merece uma pequena atenção. Especialmente por todos quantos aqui têm passado, deixando comentários ou não, passando como quem vê uma montra e avançando para a seguinte ou entrando e observado atentamente. Merece atenção porque este pequeno espaço se transformou em mais um lugar da minha vida, que este ano vem marcando um passo mais vagaroso, mas não por esquecimento e para que saibam que não estão esquecidos todos os dias e todas as semanas lá vêm as marmitas, que, sem imaginar que viesse a acontecer, ganharam vida própria dentro do blogue, o que não deixa de ser uma consequência natural da minha relação com a comida. Comemos todos os dias, gosto de comer, gosto de comer bem e gosto de cozinhar, por isso somando tudo, o resultado é o que está á vista e...o que virá mais.
Este ano tem sido um ano estranho, marcado por ventos de mudança na profissão, que ainda não sei se bons, se maus. Por um convite surpreendente, um desafio, que ainda não deu os seus frutos, mas do qual vos falarei mais tarde. Marcado por momentos pessoais muito felizes e outros muito tristes, o que tem tornado difícil gerir emoções e tempos para todas as coisas que me preenchem. Valem-me as pessoas que me arrancam sorrisos e essa pessoa em particular que me ampara todos as alegrias, tristezas, frustrações, oferecendo-me o ombro quando o dia é de lágrimas ou fazendo-me rir e desanuviar as nuvens mais cinzentas.
Por isso, hoje, 27 de Agosto de 2013, tornou-se urgente festejar.
Parabéns ao blogue, a todos os meus visitantes e seguidores e a todas "as minhas pessoas" que, perto ou longe, ausentes ou presentes, sempre me acompanham!



Bolo de cenoura
(Fonte: Curso de Cozinha e Doçaria I - Segredos d`Avó)
Ingredientes:
5 ovos
200 gr. de açúcar
100 gr. de farinha
30 gr. de óleo vegetal (girassol)
200 gr. de cenoura cozida, escorrida e ralada
20 gr. de fermento para bolos

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Misture todos os ingredientes numa taça, pela ordem indicada, mexendo com a colher de pau até obter uma massa homogénea e lisa, fazendo algumas bolhas.
Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe com farinha ou unte com spray (Espiga) e leve ao forno já quente até cozer. Durante os primeiros 20 minutos não abra a porta do forno uma vez que o bolo está a crescer, a partir daí conte mais 20 minutos, podendo descer a temperatura do forno para 170º se o bolo estiver a ficar escuro 8que é como gostamos lá em casa)



Coberturas (opcional)(utilizei só para a fatia da foto):
Glacé de laranja e gengibre:
Ingredientes:
1 e 1/4 colher de sopa de sumo de laranja
1 pitada de gengibre em pó (menos de uma colher de café
65 gr. de açúcar em pó
Preparação:
Misture todos os ingredientes num taça pequena e deite sobro o bolo/fatia.
Se quiser uma cobertura mais espessa use apenas uma colher de sumo, se quiser uma cobertura mais liquida acrescente sumo.
Cobertura de Chocolate:
Ingredientes:
4 quadrados de chocolate de culinária (usei Nestlé)
Preparação:
Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas e mexa até estar bem brilhante.
Com a ajuda de uma colher de chá verta desenhando fios sobre o bolo/fatia.

 
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...