27 de março de 2013

Era uma vez uma cozinheira ...



 
Era uma vez uma cozinheira ... que, como qualquer outra cozinheira, tinha os seus dias de preguiçosa e trapalhona. Não sabia explicar esse fenómeno, mas era mesmo assim: se às vezes saíam da sua cozinha refeições maravilhosas, outras vezes era quase um desastre, já para não falar nos dias de desastre total.
Ora, certo dia apeteceu-lhe um estufado de legumes. Uma refeição simples, saborosa e rápida. Quando abriu o armário e começou a recolher os ingredientes deparou-se com uma caixa de tofu e pensou para com os seus botões: "E porque não?" e lá juntou o tofu ao milho e aos cogumelos e aos espinafres. Já estava mesmo a antever o resultado final. "Um espectáculo!".
Nisto, lá do meio da bancada da cozinha, a Bimby piscou-lhe o olho: "Ó cozinheira trapalhona, olha que aqui é que esse estufadinho fica bom. É só juntares tudo no meu copo, que eu faço o trabalho todo num abrir e fechar de olhos, enquanto te sentas refestelada a ver um filme na TV." E a cozinheira, que até gostava da Bimby, mas não dispensava os seus tachos e panelas, primeiro pareceu-lhe que aquele convite súbito trazia água no bico, mas depois a imagem do sofá pareceu-lhe tão agradável que cedeu à tentação. E assim fez. Entregou o trabalho á Bimby e foi-se sentar no sofá, só regressando a cozinha quando o robot apitou. O cheirinho do estufado enchia a cozinha, mas quando abriu a tampa, ai que desgraça, que não era nada assim que deveria ficar, mas então, cozinheira preguiçosa, quem te mandou deixar a cozinha "ao Deus dará", não sabias que tinhas que vigiar na mesma, acrescentar água para manter calda e o tofu, tão sensível foste juntá-lo logo no inicio? Claro que se desfez todo. Ai, ai...e agora? Bem, agora o que valia à cozinheira é que ela era imaginativa. Guardou aquela mistura em dois recipientes plásticos e congelou. Ideias não lhe faltariam para dar uso àquele quase desastre culinário e foi assim que nasceu esta lasanha vegetariana.
A restante mistura ainda descansa no congelador, mas tenho a certeza que brevemente vai transformar-se numa saborosa novidade.


Ingredientes:
Recheio:
1 cebola
1 dente de alho
1/2 lata de milho doce
1/2 lata de cogumelos
100 gr. de espinafres
1 bloco de tofu
Azeite q.b.
Àgua q.b.
Sal q.b.
Bechamel:
150ml de leite
1 colher de sopa de manteiga
15 gr de farinha
1 colher de café de açafroa
"Lasanha":
1 curgete
Azeite q.b.

Preparação:
Recheio
Bimby:
Descasque a cebola e corte em quartos.
Esmague e pele o alho.
Coloque estes ingredientes no copo da bimby, juntamente com um fio de azeite e triture: 5seg./vel.5.
Baixe os resíduos que ficaram na parede do copo com a espátula e refogue: 100º/5min./vel. 1.
Junte 2 medidas do copo da bimby de água quente, os restantes ingredientes e 1 pitada de sal. Programe 100º/30 min./colher inversa/vel.1. Nota: se quiser fazer uma refeição mais aprimorada junte o tofu apenas a 5 minutos do fim e a meio do tempo acrescente água para que fique um estufado com calda.
Tradicional:
Descasque a cebola e corte em meias luas. Descasque e pique o alho.
Leve a cebola e o alho a refogar em azeite até a cebola quebrar.
Junte o milho, os cogumelos e os espinafres. Envolva e junte 1 chávena de água.
Deixe cozer em  lume médio, acrescentando água se necessário, durante 30 minutos, acrescentando o tofu a 5 minutos do final.
O béchamel:
Bimby:
Coloque todos os ingredientes no copo limpo e programe 6 min./90º/vel. 2.
Reserve.
Tradicional:
Ferva o leite e reserve.
Leve a manteiga a derreter num tacho pequeno e acrescente a farinha mexendo até estar completamente envolvida na manteiga (a esta mistura chamamos "roux").
Verta o leite, pouco a pouco, sobre o roux mexendo bem entre cada adição até cada porção de leite estar bem incorporada.
Quando tiver utilizado cerca de metade da quantidade do leite, verta a restante metade de uma só vez e vá mexendo em lume brando até engrossar.
Não deve ferver para não encaroçar, mas se isso acontecer passe a varinha mágica pelo creme.
Reserve.
A Lasanha:
Corte a curgete no sentido do comprimento em fatias finas.
Leve a grelhar, de ambos os lados, numa frigideira untada com azeite até as fatias amolecerem.

Montagem:
Unte uma assadeira ou pirex pequeno com azeite.
Cubra o fundo com 2 ou 3 fatias de curgete (consoante a largura do pirex).
Deite metade da mistura de legumes e tofu e, de seguida, metade do molho béchamel.
Repita as camadas: fatias de curgete, mistura de legumes e tofu, novamente fatias de curgete e o restante molho.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º para gratinar.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...