5 de fevereiro de 2010

Frango Estufado com Ervilhas e Arroz de Limão



Esta receita foi inspirada no livro a "A Cozinha Francesa" de Joanne Harris e Frank Ward, já aqui e aqui referido. A receita original é uma receita de pombo, mas como não é fácil encontrar, optei pelo frango e utilizei umas coxinhas que tinha no congelador. A receita original é também uma receita mais elaborada e rica do que a que aqui apresento e que não deixarei de experimentar "a la letre" um destes dias.
Já a receita do arroz fui buscar aqui, à cozinha da Luisa Alexandra.

Vai precisar de:
1 embalagem de coxinhas de frango
100 gr. de ervilhas
1 cebola
1 dente de alho
50 gr. de bacon
1 copo de vinho branco
2 copos de caldo de galinha
Tomilho e louro
Azeite q.b.
Sal q.b.

Fiz assim:
Piquei a cebola e cortei o bacon em cubinhos. Refoguei levemente no azeite. Juntei as coxinhas sem pele e temperei de sal. Deixei ganhar cor uniformemente. Acrescentei o vinho, o caldo de galinha, o alho picado, o tomilho e o louro (aqui a receita refere um raminho de cheiros feito com tomilho, salva, salsa e louro). Deixei levantar fervura e acrescentei o caldo de galinha.
Assim, que começou a ferver, acrescentei as ervilhas. Deixei cozinhar lentamente em lume brando.


Enquanto isso preparei o arroz de limão:
1 cebola
1 cávena de arroz
2 chávenas de água
Azeite q.b.
Sal q.b.
1/2 limão
1 folha de louro

Num tacho coloquei a cebola picadinha e um pouco de azeite. Deixei a cebola estalar e acrescentei a água. Temprei com sal e juntei a folha de louro. Assim que a água começou a ferver juntei o arroz. Mexi e deixei ferver novamente. Parti o limão em quatro, espremi levemente sobre o arroz e pousei nele os quartos de limão. Reduzi para o minimo e deixei cozer.
A receita original utiliza um limão inteiro. Tive algum receio que ficasse demasiado acentuado o sabor do limão e por isso utilizei apenas meio limão, mas da próxima vez irei usar o limão inteiro.


Nutrição:
Frango - De entre as carnes, as referenciadas por carnes brancas, entre as quais o frango, são sempre preferiveis às vermelhas, por serem igualmente ricas em proteínas e terem menor teor de gordura. No caso do frango, porém, é importante que seja ingerido sem a pele, onde se concentra a maior quantidaee de gordura saturada.
Ervilhas - Têm um grande teor de hidratos de carbono (essencialmente amido) e proteínas vegetais e de vitamina B1. A sua pele é rica em fibra. Como as suas proteínas são incompletas devem ser combinadas com cereais (arroz, pão, massa, etc).
Arroz - Rico em amido, tem também uma quantidade apreciável de proteínas e vitamina B1, B2 e niacina, fósforo e potássio.  É um alimento energético que ajuda a repor energias. Tem baixo teor de sódio e pode substituir alimentos com teores de gordura saturada muito superiores, como as batatas fritas. Na sua casca, além de fibras, encontramos fitosteróis, que têm de reduzir os níveis de colesterol no sangue, daí ser aconselhável o consumo do arroz na sua forma integral. (Fonte: http://www.nestle.pt/bemestar)
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...