25 de fevereiro de 2010

1000 folhas de framboesa



Esta foi a sobremesa idealizada para o dia de S. Valentim, mas que, por vários imprevistos, acabou por se concretizar apenas uns dia mais tarde. Como o dias dos namorados é sempre que nós quisermos, façam o favor de deitar mãos à obra e surpreender o vosso mais que tudo com um docinho especial sempre que vos apetecer.
Esta receita tem a minha predilecção por ser um semi-frio, por ter framboesas e por ser um pouquinho de nada mais saudável, já que o creme russo não leva gemas do ovo e para a sua confecção substituí o leite gordo por leite meio-gordo e utilizei massa filo em vez de massa folhada. Também podemos experimentar substituir o açucar ou parte dele por adoçante.
O resultado foi excelente: uma mistura do fofo do creme a desfazer na boca com o crocante da massa e do doce com a acidez da framboesa...foi de comer e repetir...e repetir...

Vai precisar de:
1 embalagem de massa filo
0,5 lt de leite meio gordo
250 gr. de claras
150 gr. de açucar
1 vagem de baunilha
40 gr. de farinha maizena
5 folhas de gelatina
500 gr. de framboesa
Açucar granulado e Açucar em pó q.b.
Manteiga q.b.

A massa:
Corte as folhas de filo à medida de um aro para semi-frios com 25 cm (utilizei a minha última aquisição: um aro extensivel de 22 cm a 40 cm).
Separe as folhas e pincele cada uma com manteiga derretida e vá sobrepondo em camadas: fiz uma camada com dez folhas e duas com seis folhas cada.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º até cozerem e ficarem com um tom dourado e estaladiças.
Reserve.


O Creme:
Ao lume leve o leite, o açucar, a farinha e a vagem de baunilha. Vá mexendo até engrossar.
Coloque as folhas de gelatina num pouco de água fria. Espreme-as e junte ao creme, mexendo até se dissolverem. Reserve o creme.
Quando a mistura arrefecer bata as claras em castelo e envolva cuidadosamente no preparado anterior.
Coloque as framboesas numa frigideira e polvilhe com açucar granulado. Deixe o açucar derreter e envolva a fruta cuidadosamente.
Deixe arrefecer.

Agora vamos fazer a montagem do bolo:
Coloque o aro num prato de servir e no fundo coloque o disco de dez folhas da massa filo.
Cubra com framboesas e por cima destas uma camada de creme.
Sobreponha mais um disco de massa, mais uma camada de framboesas e o restante creme.
Termine com o último disco de masa.
Leve ao frigorifico de um dia para o outro. Também pode levar ao congelador e retirar cerca de meia hora antes de servir. Torna o corte mais fácil.
No próprio dia decore a gosto com açucar em pó e framboesas.
Et voilá...delicioso.


Esta sobremesa ficou definitivamente na lista das repetiveis, até porque se presta a variações interessantes. É só pôr a imaginação a trabalhar.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...