1 de outubro de 2015

Dia 1 na Cozinha e um bolo com sabor a Outono


Bolos de Outono ...  não podia ser mais bonito o tema para este Dia 1 na Cozinha. Por muito que anseie a vinda do Verão, dos dias azuis cheios de sol e de mar, não há nada que se compare às cores com que se pintam os primeiros dias de Outono. Pela manhãzinha e pelo entardecer o céu enche-se de tons alaranjados e rosados e o mar espelha-se, passadas que são as nortadas e marés vivas, em tons de prata. Há uma nostalgia acolhedora no ar. Ainda que os dias sejam quentes, começamos a ter saudade de aninhar no  sofá com uma manta pelos pés e se estamos no sofá, tão recatados, vamos sentido vontade de segurar uma chávena de chá acompanhado de uma fatia de bolo.

Os Domingos deixam de ser dias de espreguiçar ao sol, para espreguiçar dentro de casa enquanto no forno se cozinha o tal bolo, e no Outono há tantos sabores por onde escolher. As frutas de fim de Verão ainda chamam por nós e outras começam a aparecer a lembrar que os dias estão a "encolher" num saltinho de pardal até ao Natal. E as ameixas ainda por aí andam e os figos e ainda as uvas no seu esplendor, começam a aparecer as castanhas, as primeiras romãs e não tarda os dióspiros  e os frutos secos, mas a maçã, que é quase fruto de todo o ano, chama sempre por mim a lembrar que em breve será a fruta mais presente na minha fruteira, por isso e porque os bolos se querem simples, mas bonitos, foi a maçã que escolhi para celebrar mais um dia 1.



(uma versão deste bolo)
Ingredientes:
2 maçãs
1 chávena de açúcar + extra para polvilhar
2 ovos grandes
1 pitada de sal
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 chávena de farinha + extra para polvilhar a forma
80 gr. de manteiga, derretida e fria + extra para untar a forma
Amêndoas laminadas para polvilhar

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Prepare uma forma redonda com cerca de 20 cm de diâmetro, untando com manteiga e polvilhando com farinha (ou usando o spray Espiga para untar).
Descasque e descaroce as maçãs e rale uma delas e corte a outra em fatias finas. Reserve em taças  separadas, com sumo de limão para não oxidarem.
Numa taça grande deite o açúcar e junte os ovos, um a um, mexendo bem com uma vara de arames até misturar bem.
Acrescente o sal, o extrato de baunilha e a maçã ralada.
Com a ajuda de uma espátula, misture a farinha e acrescente a manteiga cuidadosamente.
Verta a massa na forma e coloque por cima as fatias de maçã, polvilhe com a amêndoa e açúcar e leve a assar por 25 a 30 minutos até o bolo estar dourado e espetando o palito ou uma faca afiada no centro esta sair seca.
Retire do forno e deixe arrefecer durante 5 minutos sobre uma grade antes de desenformar.


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...