1 de julho de 2015

Wrap Provençal



A escolha do tema para este "Dia 1 na Cozinha" é mesmo apropriado para este tempo de calor: sanduiches, ou seja, comida boa para levarmos connosco para a praia, para um pic-nic e, claro, também para o trabalho ou para uma refeição descomplicada num fim de tarde de calor.

E sabiam que "embora haja delas memória anterior, consta que o nome só lhes foi atribuído em 1762, por um dos mais obstinados jogadores de "uíste" de Inglaterra, cujo tempo precioso não podia ser roubado para alimentação"?  E que o seu nome se deve a John Mantagu, conde de Sandwich? Eu também não sabia, mas as mentoras do desafio "Dia 1 na Cozinha", a Aida Filipa, a Isabel Fernandes e  a Isabel Figueiredo Patricio fazem sempre questão de nos dar a conhecer um pouco da história dos temas escolhidos, o que é sempre bom, porque o saber não ocupa lugar.

Pela minha cozinha a escolha caiu numa das minhas formas preferidas para servir uma sanduiche: enrolada num wrap, de preferência caseiro e o receheio fez-se com ingredientes da estação, inspirada numa receita tipica da Provença, o ratatouille. Então aqui está ela:


Ingredientes:
1 wrap por pessoa*
Coulis de tomate q.b.**
1 beringela pequena, cortada em rodelas finas
1 curgete, cortada em rodelas finas
1/2 cebola roxa, finamente fatiada
1 colher de sopa de Ervas de Provença
1 colher de chá de alho em pó
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação:
Comece por fazer os wraps, se os fizer em casa, e reserve cobertos por um pano.
Prepare o coulis e deixe arrefecer.
Coloque as fatias de beringela e curgete numa taça e polvilhe com sal, as Ervas de Provença e o alho em pó e regue com azeite. Envolva bem.
Aqueça uma sertã ou grelhador anti-aderente e grelhe as fatias de curgete e beringela até começarem a quebrar, mas sem deixar que fiquem demasiado moles.
Barre os wraps com o coulis de tomate e coloque, por cima, fatias alternadas de curgete, beringela e cebola roxa. Enrole e sirva com uma pitada de boa disposição.




*Não estenda os wrap muito finos, senão vão ficar demasiado secos e não os conseguirá enrolar, mas se isso acontecer, sirva-os como se fossem bolachas para mergulhar num molho apetitoso ou acompanhar um paté.

** Pode substituir por um bom molho de tomate ou omitir de todo e juntar tomate cereja em metades à sanduiche.



Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...