6 de abril de 2015

Bacalhau á Brás descontruído à nossa moda


Gostaram do título? Parece que vem aí qualquer coisa gourmet, não é? Chamar nomes aos pratos tradicionais e apresentá-los ao contrário de como estamos habituados a recebê-los à mesa  é coisa de modas e de que eu até gosto, de ver apresentar de forma diferente o nosso de sempre, mantendo-lhes ou aguçando os sabores. A gastronomia é assim mesmo, viva e por isso, sem nunca esquecer as suas raízes, de vez em quando transforma-se, mas sem mudar. 
Lá por casa ... não, não acontece assim, lá por casa gostamos de manter as tradições bem vivas, levar as assadeiras tal qual saem do forno para a mesa e "rapar o fundo ao tacho" quando haja algo para rapar e molhar o pão na travessa, por isso bacalhau à Brás desconstruído é mesmo da forma mais rudimentar: do garfo para a boca.

Ingredientes:
2 postas de bacalhau demolhado
4 batatas médias
1 cebola
2 ovos
Azeite q.b.
Salsa q.b.
Azeitonas a gosto
Óleo ou azeite para fritar



Preparação:
Lasque o bacalhau, limpando-o das espinhas e reserve.
Descasque as batatas, corte-as em palha com a ajuda de uma mandolina e coloque num recipiente com água e sal. Desta forma vão perder o amido e tornar-se mais crocantes na fritura.
Aqueça a gordura para fritar as batatas. Seque-as com um pano de cozinha limpo e frite aos poucos para que não se agarrem umas às outras até ficarem douradas. à medida que forem ficandoo fritas retire-as para uma travessa coberta com 2 ou 3 folhas de papel absorvente.
Corte a cebola às rodelas finas.
Deite um fio de azeite numa sertã funda e junte a cebola, deixe fritar lentamente até amolecer, mas sem ficar crocante.
Junte o bacalhau desfiado e envolva. Acrescente azeite se necessário (já sabe que o bacalhau adora azeite). Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo amiúde com a colher de pau.
Junte as batatas fritas e envolva no preparado de bacalhau. A mistura deve estar húmida.
Bata os ovos e, com o lume baixo, vá deitando lentamente sobre a mistura na sertã envolvendo sempre para que os ovos não fritem. Deve ficar uma mistura macia, mais ou menos seca conforme o seu gosto (lá por casa gostamos deste prato um pouco mais sobre o seco).
Sirva de imediato polvilhado com salsa picada e azeitonas a gosto.


Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...