3 de abril de 2015

Anho de festa



Na minha mesa de Páscoa, normalmente é servido o cabrito no forno com o seu arroz de miúdos, mas às vezes trocamos o cabrito pelo borrego ou pelo anho, embora o primeiro continue a ser o favorito, pelo seu sabor e pelo facto de não ter tanta gordura, mas não deixa de ser uma opção pelo seu preço mais convidativo e porque consegue também fazer uma refeição muito saborosa (mas não repitam muitas vezes, ok?)

Ingredientes:
1/4 de anho (parte traseira)
1 laranja
2 limões
Água q.b.
4 dentes de alho
2 folhas de louro
Alecrim fresco a gosto
1 colher de chá de colorau
1 copo de vinho branco
1 cebola
1 cenoura
Sal q.b.
Azeite q.b.



Preparação:
Lave o anho e coloque-o num alguidar coberto com água fria e rodelas de 2 limões e 1 laranja. Deixe repousar pelo menos durante uma tarde (na véspera de o cozinhar).
No dia seguinte retire o anho da água e seque-o. Retire algumas das gorduras em excesso.
Num almofariz faça uma pasta com os alhos picados, as folhas de louro e de alecrim, o colorou e um pouco de azeite.
Barre todos o anho com esta pasta e deixe-o apurar os sabores durante 1 hora. Regue com o vinho e deixe marinar de um dia para o outro (no dia seguinte de manhã, vire-o e deixe ficar assim até à hora de cozinhar).
Descasque  a cebola e a cenoura e corte-as às rodelas. Cubra o fundo de um tabuleiro de forno com elas, polvilhe com um pouco de sal e regue com um fio de azeite.
Com uma faca afiada faça uns golpes na capa do borrego e pouse-o no tabuleiro com essa capa virada para cima. Polvilhe com sal a gosto e regue com um fio pequeno de azeite e a marinada.
Leve a assar em forno pré-aquecido a 220º durante 20 minutos e reduza a temperatura para 180º até assar, regando de vez em quando com os líquidos que largar.
Acompanhe com arroz e grelos salteados.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...