5 de junho de 2014

Para estudantes ... e não só!




Os blogues "A Cozinha da Ovelha Negra" e "Coisas e Coisinhas"   juntaram-se num projecto a que chamara, "há vida para além da massa de atum" e além de publicarem uma receita todas as quintas-feiras ainda nos desafiam mensalmente para participarmos no projeto criando refeições de acordo com um determinado tema. Este mês o tema foi escolhido pelo blogue "Sweet Little Things": porque estamos em época de exames, vamos cozinhar para estudantes "Época de exames - para estudantes sem tempo e sem vontade, mas com muito apetite".
Ora, este tema deixou-me a pensar pro diversos motivos. Primeiro faz muitos anos que deixei de ser estudante, ou melhor, que deixei a universidade, porque estudar tenho que estudar quase todos os dias, assim o impõe a profissão que escolhi e assim tenho que fazer se quero ser uma boa profissional. Segundo, nos meus tempos de estudante eu era ainda bem esquista no que toca a comida. Não vivi a aventura de sair de casa para estudar, por isso tinha sempre as comidinhas da mãe, pelo menos ao jantar e para mim havia muita vida para lá da massa com atum. É que não gostava nem de uma coisa, nem de outra e não gostava de comer na cantina. Lembro-me que a partir de certa altura comecei a levar umas sandes de casa e fruta e almoçava com outras amigas em qualquer sala de aula que estivesse vazia,  enquanto íamos conversando e estudando (ok...era mais conversa!).
Se não houvesse comida de casa para mim só havia uma alternativa: croissant com manteiga (queijo e fiambre também não me serviam) e leite achocolatado no bar da faculdade. Felizmente, hoje em dia a minha alimentação diversificou-se e enriqueceu. Mal concebo uma refeição que não seja acompanhada de uma boa salada ou de uma quantidade generosa de legumes, por exemplo. Reconheço na alimentação um meio para o meu bem-estar. Por isso a minha sugestão para este desafio está cheia daquilo que eu não comia nos meus tempos de estudante, mas é um prato repleto de nutrientes e energia para quem está  a fazer os últimos esforços do ano lectivo. Pode ser preparado em maiores quantidades e guardado no frigorifico por 2 ou 3 dias.



Salada de grão, beterraba  e ovo

Ingredientes:
1 lata de grão, escorrida
1 molho de beterrabas com rama*
1 cebola
1 ovo cozido por refeição**
Sálvia ou outra erva aromática a gosto
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite
Sal q.b.

Preparação:
Coza as beterrabas e pele. Reserve. (Normalmente cozo na panela de pressão ou se o forno está ligado coloco-as sobre papel de alumínio, rego com um fio de azeite e acrescento algumas ervas aromáticas e um dente de alho, fecho o papel e levo a ssar. Demora cerca de 40 minutos, dependendo do tamanho da beterraba).
Numa frigideira coloque o azeite e o dente de alho esmagado. Aqueça o azeite em lume médio/alto até sentir o aroma do alho.
Reduza o lume e acrescente a cebola cortada em rodelas finas. Deixe alourar, mexendo de vez em quando e quando começar a ganhar cor, junte o grão.
Continue a mexer, por mais 2 ou 3 minutos, em lume médio, até a o grão corar e acrescente as folhas de beterraba e envolver.
Deixar ao lume por mais 2 ou 3 minutos, as folhas devem quebrar como o espinafre, mas manter-se crocantes.
Tempere de sal.
Sirva com o ovo cozido e polvilhado com ervas a gosto.

*Pode ser substituída por beterraba já cozida, de compra, e rúcula
**Os ovos cozidos aguentam alguns dias no frigorifico, desde que com a casca. Finalmente foi desmistificada a ideia  de que o ovo tem que ser ingerido com parcimónia. Afinal é um alimento extremamente completo e saudável. Vejam mais aqui.


***
Tempo de preparação: 10 minutos (+ 30 a 40  minutos para cozer a beterraba) 
Dificuldade: Fácil
Vegetariano: sim/não vegano 
Para crianças: sim
Ingrediente Principal: vegetais
Nº de doses: 4/ Doses: 4
Prato: prato principal / Plate: main dish
Marmita: sim / Lunchbox: yes

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...