3 de setembro de 2013

Uma explosão de côr


Pequeno-almoço, sobremesa ou lanche. Em casa ou na marmita. É a combinação impossível de enganar: iogurte+fruta+"something else" a gosto. Eu gosto do iogurte denso, por isso quando não há iogurte grego, dreno um iogurte natural sobre uma peneira fina. Uma hora ou duas é quanto basta para obter um iogurte bem cremoso e, sendo dia de fazer pão, ainda posso aproveitar o soro libertado do iogurte como ingrediente liquido da massa. Depois vêm as frutas: os mirtilos caíram aqui ..."que nem ginjas", ao natural, ligeiramente amolecidas no calor do fogão com uma colher de água e um pouco de açúcar ou mel se assim quiserem. Eu recorro ao método mais rápido e que uso muito frequentemente para a minha fruta de pequeno-almoço: micro-ondas - coloco a fruta numa tigela, junto especiarias a gosto (a canela tem sido a rainha das especiarias) e programo 1 a 2 minutos, dependendo da fruta, na potência máxima ou, no caso dos mirtilos, uma fruta mais sensível, a 600w. As maçãs, pêras e ananás, normalmente ficam secas, numa textura óptima para misturar com granola. As frutas mais sumarentas, pêssegos, ameixas, morangos, etc., requerem mais cuidado se quisermos que, além de cozerem, libertem o seu sumo para colorirem o iogurte.
 

Iogurte cremoso com mirtilos
Ingredientes:
1 iogurte natural
1 embalagem de mirtilos frescos
1 colher de café de canela
1 pouco de praliné (opcional)


Preparação:
Coloque o conteúdo do iogurte sobre uma peneira fina, dentro de uma tigela e deixe-o drenar, no frigorífico, durante 1 a 2 horas.
Coloque metade dos mirtilos numa taça refractária e polvilhe com a canela. Leve ao micro-ondas por 1 minuto a 600w. Deixe descansar um pouco antes de abrir a porta do micro-ondas e retire. Deixe arrefecer.
Num copo deite o iogurte drenado (pode aproveitar o soro que largou para as suas receitas de pão), coloque uma colher bem cheia de mirtilos assados e junte meia dúzia de mirtilos secos.
Polvilhe com praliné.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...