21 de dezembro de 2009

Porco com Alecrim e Mostarda com Arroz de Pinhões e Passas




Para a carne:
1 bom pedaço de carne de porco para assar - escolhi o cachaço, mas use a de sua preferência
Vinho tinto q.b.
cerca de 5 dentes de alho
Sal e Azeite q.b.
Alecrim seco
1 colher de sopa de mostarda
Batata q.b.

De véspera tempere e prepare a carne:
Num almofariz esmague 5 dentes de alho juntamente com sal q.b., uma colher de sopa de mostarda e uma colher de sopa cheia de alecrim seco (não tinha alecrim fresco, uma vez que o meu secou repentinamente, vá-se lá saber porquê!). Acrescente 1 copo de vinho tinto e regue a carne. Deixe ficar no frigorifico de um dia para o outro em recipiente tapado.
No dia seguinte comece por preparar uma infusão de alecrim.
De seguida, espalhe uma cebola partida em rodelas numa assadeira, regue com um pouco de azeite e coloque a carne por cima. Regue com mais um pouco de azeite. Junte as batatas cortadas em pedaços e tempere de sal. Regue com uma chávena de infusão de alecrim e leve ao forno a 220º até a carne ganhar côr. Reduza o calor para 180º e deixe assar. Sempre que precisar de acrescentar caldo utilize a infusão.

Para o arroz, vai precisar de:
1/2 Cebola
1 dente de alho
Sal e Azeite q.b.
1/2 chávena de passas
1/2 chávena de pinhões



Num tacho aloure a cebola e o alho bem picadinhose alho.
Acrescente 1/2 chávena de passas e 1/2 chávena de pinhões. Deixe alourar os pinhões, mas sem queimar. Acrescente 1 e 3/4 de água (estou a utilizar arroz carolino), tempere de sal e assim que ferver junte 1 chávena de arroz. Deixe cozinhar normalmente, desligando assim que a água evaporar completamente. Mesmo que o arroz esteja húmido acaba de secar no calor do tacho.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...