2 de dezembro de 2009

Leite Creme


Quando chega Dezembro já o Natal baila no nosso espirito há algum tempo graças ao comércio que logo em Outubro faz questão de nos lembrar que há tanta coisa para comprar. Mas o Natal das prendas é o das crianças, que o nosso faz-se mais à mesa. E no imaginário de cada um há sempre iguarias sem as quais não há mesa de Natal. Na minha, além do Pão-de-Ló e do Bolo-Rei, não podem faltar as Rabandas, o Leite Creme e a Aletria. Não que só se apresentem à mesa no Natal. Não. Em qualquer altura do ano elas aparecem...basta apetecer. Porém, é por estes dias que mais reinam porque o calor do fogão e a doçura calórica afastam o frio e o cinzento do Inverno. E como ontem foi um dia frio e cinzento foi apenas apetecer e aí está o Leite Creme dourado e morno para aquecer a tarde.

Para 4 pessoas precisa de:

1 litro de leite
1 pau de canela
1 casca de limão
150 gr. de açucar (ou a gosto) + açucar q.b. para queimar
4 gemas (a maioria das receitas leva bem mais gemas e açucar para esta quantidade de leite, mas, sempre que possível, reduzo às quantidades destes ingredientes a bem do colesterol - a receita não fica nada a perder e até fica no ponto certo para quem, como eu, não aprecia o sabor demasiado doce)
2 a 3 colheres bem cheias de Farinha Maizena


Leve a ferver o leite (reservando um pouco para desfazer a farinha) com o pau de canela e a casca de limão. No leite que reservou desfaça bem a farinha.
Misture as gemas com o açucar e a farinha desfeita.
Retire ao leite fervido a canela e a casca de limaõ e verta lentamente sobre a mistura das gemas, mexendo sempre.
Leve a lume brando, mexendo e sem nunca deixar ferver, até engrossar. O creme deve "agarrar" a parede do tacho.
Quando pronto verta para taças individuais ou para uma travessa grande.
Polvilhe com açucar e queime com a pá ou com maçarico.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...