24 de abril de 2016

What a mess!


Tudo começou com a feliz ideia de usar algumas claras congeladas para fazer uma pavlova a servir, para sobremesa de Domingo, com morangos e gelado. Lindo, não? Pois seria, se as claras tivessem ficado em castelo, mas o resultado final foi uma massa lisa, brilhante, doce e pesada. Ok, nada de desesperos, até porque o forno já estava ligado e eu detesto deitar comida fora. Fiz uns discos de merengue, levei ao forno a 150º, por uma hora, sem abrir o forno (quer dizer...houve alguém que foi espreitar, sim que eu ouvi a porta do forno a abrir e fechar, mas vá lá também já nada de mal podia acontecer). No fim entreabri a porta do forno e deixei-os ficar assim até ao dia seguinte, resistindo às tentativas de: "então, já se pode comer?" "mas não posso provar só um, tenho que esperar até amanhã?"... Bom, continuando: com morangos e o nosso mais recente vicio em gelado, só faltava um chantilly para, mesmo assim, apresentar uma sobremesa bonita e deliciosa, um "Eton Mess". Não tinha natas na despensa, por isso comprei um pacotinho no Domingo de manhã e quando cheguei a casa coloquei-o no congelador para ficarem bem frias, enquanto preparava o almoço. Chegada a hora de bater as natas, chamei a Bimby para fazer o serviço: bate, bate, bate e nada. Mudei para a a batedeira tradicional: bate, bate, bate e nada. Ok, não temos chantilly, mas temos natas batidas, morangos, gelado, molho de morango e framboesa e merengue, ou seja, ingredientes perfeitos para uma sobremesa provável e de agrado garantido (e por via das dúvidas, guardei a taça com as natas no frigorífico, não fosse à hora do lanche conseguir um belo de um chantilly, mas a verdade é que nem manteiga consegui fazer...).



Ingredientes:
Suspiros ou uma fornada mal conseguida de pavlova
Morangos q.b. + 4 grandes para o molho
1/2 chávena de framboesas congeladas
5 colheres de sopa de açúcar
Chantilly ou natas ligeiramente batidas
Gelado Carte D`Or "Crema di Mascarprone"

Preparação:
Comece por preparar o molho:
Num tachinho junte as framboesas, os morangos cortados em pedaços e o açúcar.
Leve a lume brando e deixe cozinhar, mexendo  de vez em quando até os morangos amolecerem.
Prove e junte um pouco mais de açúcar se precisar.
Triture com a varinha mágica, peneire para retirar as sementes das framboeses e deixe arrefecer completamente. Fica mais saboroso se estiver no frigorífico durante uma hora antes de servir.
Lave os restantes morangos e corte-os em fatias.
Em taças de vidro vá distribuindo camadas de merenge partido aos bocados e fatias de morango, por cima, coloque, em cada taça, uma bola de gelado e regue com  o molho de frutos vermelhos e embeleze com chantilly ou junte uma colherada de natas batidas.

Mais sobremesas com morangos:

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...