12 de abril de 2016

O conforto de um creme de bróculos e rúcula



Já não basta querer açambarcar todos os legumes do mercado e ainda por cima, como qualquer consumidor, por vezes deixo-me cair na tentação das promoções. Foi assim que ao meu frigorífico foram parar dois pacotes de rúcula, que, por muita boa vontade tivesse, nunca iria consumir como salada em tempo útil. Lembrei-me desta sopa que tanto me agradou, mas queria mais. uma sopa mais forte, que os dias eram de chuva e frio, mais conforto e pensei em juntar-lhe brócolos para uma tigela bem verde. Se bem pensei, melhor o fiz. O resultado é uma sopa cremosa e forte de sabor, boa para os dias como os de hoje, cinzentos e chuvosos.

(Inspirado daqui)
Ingredientes:
2 chávenas de rúcula
1 cabeça de brócolos pequena (em floretes e os caules raspados e coirtados em pedaços pequenos)
1 cebola aos gomos
1 dente de alho esmagado
Água q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.



Preparação:
Deite água numa panela e deixe levantar fervura.
Junte a rúcula (mantenha a panela destapada) e quando a água voltar a ferver conte 1 minuto.
Com um coador retire a rúcula, mergulhe-a em água fria para parar a cozedura e reserve.
Na mesma água em que branqueou a rúcula e sempre com a panela destapada, coza os brócolos até ficarem tenros. Verifique espetando a ponta de uma faca num caule: se espetar sem resistência estão cozidos.
Retire os brócolos, mergulhe-os em água fria para parar a cozedura, mas reserve a água em que cozeram.
Entretanto num tacho deite um fundo de azeite e aqueça, junte a cebola e o alho e deixe refogar em lume brando/médio, até a cebola amolecer, mas sem deixar queimar.
Transfira o refogado para uma misturadora potente ou robot de cozinha, junte a rúcula e os brócolos e cerca de 1 chávena da água de cozer os brócolos e triture, acrescentando mias água se necessário, até obter uma sopa cremosa. 
Tempere de sal a gosto e sirva com ovo cozido (aproveitei uma gema de ovo que sobrou de alguma preparação, bati e cozi em água e sal, como se fosse um ovo escalfado).

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...