18 de abril de 2016

Millet cremoso com legumes assados


O millet transformou-se no meu grão preferido este Inverno. Desde as papas de pequeno almoço, até ao acompanhamento predilecto para os meus almoços. É simples de cozinhar, versátil, sem gluten para quem interessar, é de fácil digestão, por isso excelente para quem tem problemas de estômago, é um cereal alcalino e tem um preço relativamente simpático quando comparado com outros grãos. Mas, afinal o que é o millet? Não é um grão, mas uma semente e é também conhecido por milhete, milho miudo ou milho painço. É rico em magnásio e fósforo. É cozinhado como o arroz, na proporção de 1 de millet para 3 de água, durante 30 minutos, deve ser tostado antes de cozinhar ou demolhado previamente.
Por isso, vos trago mais uma receita de millet, desta vez mais cremoso, quase a lembrar um risotto e acompanhado com os legumes assados de que tanto gosto e que até já serviram de recheio de empada.



Ingredientes:
1/2 chávena de millet
1 e 3/4 chávena de água
1 pitada de sal
Legumes assados a gosto
1 punhado de nozes
1 pedaço de queijo feta

Preparação:
Toste o millet num tacho, sem qualquer gordura.
Quando sentir o aroma do millet tostado acrescente a água e o sal, envolva e deixe cozinhar com o tacho destapado, mexendo, até o millet ter absorvido quase toda a água, de forma a que fique cremoso.
Deixe descansar por 10 minutos e sirva com os legumes assados, as nozes e o feta esfarelado.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...