22 de abril de 2016

A cor da Primavera



Como tem sido difícil manter o blogue ativo! Não é por falta de receitas, que as há lá por casa, mas mais pela preguiça e falta de disponibilidade para a fotografia e, por outro lado, pela necessidade de estabelecer outras prioridades. Agora que os dias estão mais luminosos, torna-se mais fácil aproveitar a luz do dia para fotografar no meu modo muito básico, sem muitos adereços para lavar e arrumar (ando assim, meia preguiçosa e a precisar de simplificar ao máximo), por isso pode ser que acabe por aparecer mais por aqui.
Entretanto, aproveitei o desafio da Marta do blogue "Intrusa na Cozinha", que nos vem desafiar, a cada mês, a cozinhar com um ingrediente da época. Para começar vamos celebrar a Primavera com ervilhas. Normalmente uso ervilhas congeladas o ano todo (acho que nunca encontrei á venda ervilha de debulhar, por aqui) e quando é a época nunca resisto a umas ervilhas tortas. Desta vez trago uma salada completa para nos alegrar a mesa. Bem-vinda Primavera!  



Ingredientes (para 1):
1/4 de chávena de quinoa
1/2 chávena de água
1/4 de ervilhas (frescas ou congeladas)
1 mão cheia de rúcula
1 cenoura roxa assada (opcional)
1 ovo escalfado
Rebentos de beterraba, a gosto (opcional)
Cebola roxa, a gosto
1 rabanete
Salsa e hortelã, só as folhas
Vinagrete a gosto para temperar

Preparação:
Comece por lavar a quinoa num passador sob água corrente e abundante.
Escorre bem toda a água e deite a quinoa num tacho juntamente com a àgua.
Deixe levantar fervura em lume médio/forte, mantendo o tacho destapado. Quando começar a ferver, reduza o lume para o mínimo, tape o tacho e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até a quinoa ter absorvido toda a água. Deixe descansar mais uns minutos e mexa com um garfo para soltar os grãos. Reserve.
Coza as ervilhas em água e sal, durante 5-6 minutos (usei ervilhas congeladas). Coe e reserve.
Prepare o ovo escalfado (este continua a ser o meu método preferido): parta o ovo para uma taça.
Leve um tachinho com água e uma colher de sopa vinagre a ferver. Quando começar a ferver, mexa no centro com uma vara de arames, até formar um remoinho e deite o ovo para o centro do remoinho. Reduza ligeiramente o lume e, se necessário, com uma colher de pau vá mantendo a clara junto do ovo. Deixe cozinhar 1 minuto, só até a clara ficar opaca, se quiser a gema liquida, senão deixe cozer mais 2 minutos.
Com uma escumadeira retire o ovo e coloque-o sobre papel de cozinha. Reserve.
Prepare a salada: numa taça ou prato fundo coloque a quinoa, a rúcula, a cenoura cortada em cubos, a cebola e o rabanete finamente cortados em rodelas. Envolva.
Acrescente as ervilhas e o ovo.
Tempere a gosto, polvilhe com as folhas de salsa e hortelã picadas e sirva em modo Primavera.  


Esta receita na marmita:


Mais receitas com ervilhas:




Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...