11 de junho de 2015

A quinzena de Raymond Blanc



É a quinzena do Raymond Blanc no "Quinze dias com o chefe" e fico cheia de pena por só ter experimentado uma receita. Como sempre, nestes desafios, procuro experimentar receitas mais simples, que possam servir as minhas refeições diárias e esta quinzena a minha escolha recaiu numa couve roxa braseada. O que me chamou a atenção nesta receita foi, em primeiro lugar, o ingrediente principal, a couve roxa, que quase invariavelmente utilizo crua nas saladas, o que me deu a oportunidade de experimentar outras formas de a apresentar e, em segundo lugar, as especiarias utilizadas. Não que costume usar muitas especiarias na comida, mas fiquei curiosa e vocês conseguem, certamente, imaginar todos os aromas que daqui resultaram. O único senão na escolha que fiz é que este é acompanhamento sobretudo para carnes e para tempo mais frio que clama pelo calor das especiarias.

E quem é Raymond Blanc:
"De origem francesa, o nosso próximo convidado é um autodidata, totalmente inspirado pelo amor da sua mãe pelos produtos locais e sazonais. Ainda jovem, foi trabalhar para Inglaterra como empregado de mesa, até que um dia teve que substituir o chef do restaurante onde trabalhava, dando aí início à sua carreira. Cinco anos depois, abria o seu primeiro restaurante em Oxford e, mais tarde, um restaurante e hotel em Oxfordshire. O passo seguinte foi a criação de uma escola de culinária, que acolheu alguns dos mais famosos chefes do mundo. Continuando com a sua missão de levar o melhor de França para Inglaterra, tornou-se igualmente uma estrela da BBC" - extraído de "Quinze Dias com..."

A descrição da receita é a que se encontra no site, mas, como devem calcular, não cozinhei 2 kg de couve. Usei cerca de 300 gr adaptando as restantes quantidades.



Ingredientes:
2 kg de couve roxa, cortada finamente
30 bagas de zimbro (Espiga)
15 gr de sal
40 gr de manteiga
2 paus de canela
4 estrelas de anis
250 ml de sumo de laranja
250 ml de vinho do Porto Ruby
250 ml de água
200 ml de vinagre balsâmico (com 8 anos, diz a receita ...)
50 ml de geleia de groselha
Raspa de uma laranja
1 pitada de pimenta preta moída

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 150º.
Num almofariz esmague as bagas de zimbro com o sal, até obter uma mistura fina.
Numa taça grande, misture a couve com o sal e o zimbro e deixe repousar por cerca de 30 minutos. Este passo vai permitir que os sucos da couve se libertem e que haja uma troca de sabores com o zimbro.
Usando um tacho que possa ir também ao forno, derreta a manteiga em calor médio e junte a couve, deixando suar por cinco minutos.
Junte os restantes ingredientes e deixe levantar fervura. Tape a panela e transfira para o forno e deixe cozinhar durante 1 hora e 20 minutos, até a couve estar macia.
Prove e rectifique os temperos, se necessário.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...