6 de maio de 2015

Favada com ovo escalfado



Quem gosta de favas ponha o dedo no ar!! Eu não lhes resisto, eu que até há poucos anos nem sabia o que favas eram e que ainda alguns anos mais atrás tenho a certeza que me recusaria determinantemente a provar uma favinha que fosse. Agora é vê-las e "são favas contadas". 
Estas, ainda novas, tiveram serventia completa, da casca à fava, mas para já ocupamo-nos da fava e logo falaremos das cascas.

Ingredientes (serve 2):
1 Kg de favas (peso por descascar)
1/4 chouriço de carne
2 tomates maduros
1 cebola
1 dente de alho
1 copo de vinho branco
Piri-piri a gosto
1 folha de louro
Sal q.b.
Azeite q.b.
1 ovo por pessoa



Preparação:
Descasque as favas, deixando ou não a pele conforme o gosto. Se as favas forem novas, abra-as retirando o fio lateral como se faz à vagem (feijão verde)  e reserve as cascas para a próxima receita a ser aqui publicada.
Escalde e pele os tomates, limpe-os de sementes e corte em cubos.
Num tacho refogue em azeite a cebola cortada em meias luas juntamente com o chouriço cortado às rodelas, o alho esmagado e a folha de louro, até a cebola começar a ficar transparente.
Acrescente o tomate e deixe refogar em lume baixo/médio, até se começar a desfazer.
Refresque com o vinho, deixe levantar fervura e acrescente as favas, tempere de sal e um pouco de piri-piri.
Deixe cozinhar com o tacho tapado até as favas estarem tenras (espete com um palito e se não oferecerem resistência estão prontas) ou a gosto. Se necessário acrescente água durante a cozedura, mas não muita, só queremos calda suficiente para cozinhar os ovos.
Quando as favas estiverem prontas, abra espaço entre elas para deitar os ovos afastados um do outro. Para facilitar abro o ovo para uma taça e deixo-o escorregar para o tacho.
Quando os ovos estiverem cozinhados, está pronto a servir.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...