22 de maio de 2015

Água fresca



O grupo "Quinze dias com..." está de parabéns. Completou o seu primeiro aniversário e embora tivesse faltado à festa com um bolo tal como a Susana pediu, não podia deixar de participar na 1ª quinzena deste segundo ano, que começa exactamente com o chefe que inaugurou o grupo: Jamie Oliver e que dispensa apresentações. 
Gosto da forma simples e prática como o Jamie apresenta as suas receitas, como escolhe os alimentos sazonais e o uso das ervas aromáticas para temperar os pratos. Também não passa despercebida a luta que tem votado à melhoria da alimentação escolar e à luta contra o excesso de peso e a obesidade infantil que já atinge 42 milhões de crianças com idade inferior a 5 anos. Nesta luta tenta que a educação alimentar se torne uma componente obrigatória de ensino introdução. Por mim, acho fundamental que a escola seja um veículo de formação não só nas matérias tipicas de ensino, que incluem a criança no seu meio histórico e geográfico e lhes fornecem ferramentas para gerir o seu futuro profissional e material, mas  que também lhes dêem orientação para uma vida mental e fisicamente saudável (no que acho fundamental a participação dos pais e até também a sua formação se necessário), por isso se têm a mesma sensibilidade podem sempre ajudra esta luta assinando a sua petição: https://www.change.org/p/jamie-oliver-needs-your-help-fighting-for-food-education-foodrevolutionday 

Bom, mas voltando à receita: a escolha recaiu, não sobre um dos seus fabulosos pratos de massa ou saladas, mas numa simples bebida fresca para estes dias quentes. Costumo beber chá de hibisco (como qualquer outro chá) sem açúcar, mas a verdade é que é um pouquinho amargoso, por isso esta bebida revelou-me como este chá se pode transformar só com um pouco de açúcar. Não usei limas porque não tinha, nem gelo, que não gosto de bebidas demasiado frias. Também coei o chá ao fim de uns vinte minutos, mas se o quiserem com uma cor mais intensa deixem-no ficar em infusão de um dia para o outro como o Jamie aconselha.



(Fonte: revista "Jamie - Revista com as melhores receitas do ano")
Ingredientes:
50 gr. de flores de hibisco secas (usei a infusão de hibisco da "Mil e 1 Chás")
100 gr de açúcar
Raspa da casca de 1 lima (opcional - não usei)
Gelo e quartos de lima para servir



Preparação:
Deite as flores o açúcar e a raspa de lima num jarro grande e junte 1,5 lt de água acabada de ferver.
Mexa bem para dissolver o açúcar.
Reserve e deixe arrefecer à temperatura ambiente
Quando estiver frio leve ao frigorífico por umas horas ou de um dia para o outro.
Coe e sirva com gelo e quartos de lima frescos.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...