1 de junho de 2017

One pot pasta

 
 
A abrir o mês de Junho, o grupo "Dia 1 na Cozinha" pede pratos de massa. Imagino quantas receitas irão desfilar, já que a massa é tão versátil que tão depresse se tranforma numa refeição de conforto num dia de Inverno frio, com numa refeição leve e fresca num dia de calor de Verão. Para esta edição uso um Liquini com pesto, um sabor fresco para o Verão, numa refeição prática, que se coznha num único recipiente, daí o nome "one pot". E para a tornar ainda mais prática lancei mão de ingredientes que são pouco amados nas cozinhas: as folhas verdes do alho francês e os talos mais grossos dos espargos, mas que são igualmente saborosos e muitissimo crocantes.


Ingredientes:
Linguine com pesto Milaneza q.b.
1 bife de peru
4 espargos (sem as pontas)
1 tomate maduro
Alho francês (só as pontas verdes)
1/2 cebola
1 dente de alho
Molho de soja q.b.
Sumo de limão q.b.
Oregãos q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação:
Corte o peru em pedaços pequenos e tempere com sal e sumo de limão. Reserve no frio.
Para preparar os espargos corte as pontas do fundo (vá partindo com a mão até quebrarem facilmente, descarte a ponta mais fibrosa e se precisar, raspe um pouco a pelicula exterior). Escalde-os durante 3 minutos em água fervente e passe-os de imediato por água fria. Corte as pontas e reserve-as para uma salada.
Corte os caules em rodelas com cerca de 1 cm.
Lave bem as folhas verdes do alho francês e corte em fatias finas.
Corte a cebola em meias luas e pique finamente o alho.
Corte o tomate em quartos e retire as sementes.
Leve uma caçarola funda ao lume com um fio de azeite e salteie o peru, dourando todos os pedacinhos de ambos os lados. Tempere com um pouco de molho de soja
Com uma colher de pau raspe os sucos da carne, acrescente um fio de azeite e salteie a cebola, o alho, o alho francês e os espargos em lume médio, mexendo sempre para que o alho não queime.
Quando a cebola começar a quebrar, esprema o tomate com as mãos e misture, deixando cozinhar mais dois minutos. Tempere de sal, se precisar.
Junte a massa (cortando-a a meio se não couber na caçarola) e cubra com água.
Deixe cozinhar até a massa absorver a água (cerca de 10/12 minutos).
Regue com sumo de limão e polvilhe com orégãos.
Sirva quente.
 
 
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...