9 de junho de 2017

Camadas de iogurte com compota de cereja


Penso que quando nos iniciamos na lides culinárias começamos, mais ou menos, pelas mesmas receitas: aprendemos a fazer o imprescindível arroz nos salgados e nas doçarias começamos por coisas tão simples como um salame de chocolate, um bolo de bolacha ou uma sobremesa que eu adorava, de que não sei o nome, nem sei mesmo se tem nome oficial, mas que era tão simples qunato alternar numa taça camadas de mousse de chocolate (de pacote), bolacha Maria ralada e Chantilly (daquele de pacote) ou natas batidas. Era sempre um sucesso.
 
Hoje, para participar no desafio da Marta, trago-vos uma versão mais saudável dessa taça gulosa: camadas alternadas de skyr (sim, o skyr é um pouco moda, mas pela sua consistência torna-se perfeito para uma sobremesa simples. Estejam à vontade para usar iogurte grego ou iogurte natural), uma simples e outra misturada com macaccino e entre elas suma camada de granola simples. Para terminar: a cereja no topo da taça, já que é de cerejas que se vive este mês no "Intrusa na Cozinha".




Ingredientes:
Camadas de iogurte:
1 iogurte Skyr *
1 colher de chá de Macaccino Iswari (ou cacau ou chocolate)
1 colher de chá de mel
Granola **
1 colher de sopa de flocos de aveia grossos
1 colher de sopa de arroz tufado
1 colher de chá de mistura frutas Iswari
1 colher de chá de xarope de arroz ou mel
1 pitada de canela
Compota de cerejas:
150 gr. de cerejas
2 colheres de sopa de água
1 colher de chá de mel
1 colher de chá de sementes de chia

Preparação:
Comece por fazer a compota de cereja: coloque as cerejas num tachinho com 1 colher de chá de mel e 2 colheres de sopa de água. Deixe levantar fervura e mantenha o lume médio, durante cerca de 10 a 15 minutos, mexendo de vez em quando, até as cerejas começarem a amolecer.
Retire o taxo do lume, polvilhe com as sementes de chia e envolva bem, de forma a que as sementes não fiquem coladas umas às outras.
Deixe arrefecer completamente.
A Granola:
Toste a aveia, o arroz tufado e as sementes numa sertã, em lume alto. Quando começar a sentir o cheiro a tostado (não deixe queimar), retire e reserve.
Reduza o lume para médio e junte o xarope de arroz, quando começar a fervilhar acrescente a aveia reservada e envolva rapidamente com uma colher de pau até os cereais terem absorvido todo o xarope e polvilhe com canela.
Retira para um recipiente forrado com papel vegetal e deixe arrefecer.
As camadas de iogurte:
Divida o iogurte em 2 e a uma metade junte o macaccino e evolva muito bem. à restante metade junte o mel e mexa muito bem.
A taça:
No fundo da taça coloque a camada de skyr com macaccino
Polvilhe com a granola (que terá que desfazer com as mãos uma vez que o xarope de arroz além de adoçar, aglutina a granola em clusters).
Acrescente a camada natural com mel.
Por fim cubra com a compota de cereja.
 
*O Skyr é muito denso, pelo que não precisa de mais ingredientes para formar camadas espessas, mas pode substituí-lo por qualquer iogurte natural (1 iogurte e meio) e acrescentar uma colher de sopa de sementes de chia para formar uma mousse ou misturar o skyr com umas colheres de iogurte grego para o tornar menos denso, mantendo a firmeza de "mousse".
 
** Pode usar qualquer granola
 
 
 

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...