23 de maio de 2017

Creme de cenoura e gengibre


Penso que a cenoura deve ser daqueles vegetais que conseguiram resgatar quase todas as crianças ao horror das verduras no prato. Doce e crocante  a prometer olhos bonitos, foi dos poucos vegetais que nunca recusei, tanto que nunca faltava na sopa e na mesa uma travessa de palitos de cenoura a substituir a abominável alface. E, claro, sempre havia o Bugs Bunny a roer a sua cenoura e nós a querer imitá-lo por pura piada. Em adolescente rendi-me aos sumos de cenoura para ficar morena mais depressa, acho que não resultava, mas sabia bem. Bom, e receitas com cenoura como ingrediente foi o que a Marta pediu para este mês de Maio. Parece-me bem. Maio já irradia sol e as cor das cenouras remete para pratos da cor do sol. Este mês trago mais que uma receita, a primeira é esta, a previsível sopa num creme de cenouras assadas aromatizado com gengibre, saborosa mesmo quando bebida a frio.



(Fonte: Food 52)
Ingredientes:
6 a 8 cenouras grandes
1 cebola
2 dentes de alho
6 chávenas de caldo de legumes*
1 pedaço de gengibre descascado, com cerca de 1cm
1 haste de tomilho
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação:
Ferva o caldo com o gengibre e o tomilho.*
Descasque as cenouras e corte-as em rodelas, espalhe-as sobre um tabuleiro, de forma a que não fiquem sobrepostas, reguem com cerca de 2 colheres de sopa de azeite e levem ao forno com o grelhador ligado.
Deixe cozinhar até começarem a dourar, virando a meio do tempo. Demora cerca de 20 minutos. Retire e reserve.
Entretanto numa panela aloure, em azeite, a cebola cortada em meias luas e os dentes de alho, até a cebola começar a alourar.
Junte as cenouras e misture.
Retire o gengibre e o tomilho do caldo e verta sobre os legumes.
Deixe cozer até as cenouras ficarem suficientemente macias para serem reduzidas a puré.
Triture até obter um creme macio, se necessário acrescente mais caldo ou água quente para obter a consistência desejada. Tempere de salo e sirva salpicado com algumas folhinhas de tomilho fresco.

* se não tiver caldo leve a água a ferver com o gengibre, salsa, tomilho, louro, a parte verde do alho francês, 1 cebola pequena e 1 denete de alho. Deixe ferver e reduza para lume brando, cozinhando até os restantes ingredientes estarem prontos a receber o caldo. Nesse momento coe e rejeite todos os vegetais e o gengibre.


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...